Saiba como empresas perdem dinheiro ao não olhar seus dados

Muitas empresas ainda não conhecem o potencial dos dados que possuem, e isso não é difícil encontrar, mesmo nos dias de hoje.

No Brasil, devido aos custos embutidos nas operações, o Retorno sobre o Investimento (ROI) precisa ser em um prazo aceitável para a saúde financeira da empresa. A alocação de dinheiro em estratégias onde o empresário não vê o retorno no curto prazo, pode ser desinteressante.

Eu vivi (e ainda vivo) muito isso no mercado de SEO (Search Engines Optimization – otimização para os mecanismos de busca). As empresas preferem investir em campanhas que vão trazer resultado imediato do que em SEO, que vai demorar alguns meses para que o resultado seja sentido no bolso. E não está errado. Só que uma coisa não elimina a outra.

Quando se trata de dados, vejo o mesmo cenário

Através de alguns estudos, você pode entender qual é o problema da empresa e fazer com que ela ganhe muito dinheiro resolvendo o que está errado. Infelizmente, grande parte dos decisores vai atribuir essa responsabilidade à ferramenta usada para consertar o problema, e não ao que levou a esse descobrimento.

É lógico que isso não é regra geral. Muitas organizações já investem pesado em business intelligence, ciência e engenharia de dados, mas ainda há muito o que se melhorar.

Nos últimos anos, a área de dados passou por uma ascensão, virou tópico de tendência no mundo corporativo. Isso já mostra a mudança de mentalidade das empresas, afinal, até o número de vagas na área aumentou dentro das diversas especialidades, como: ciência de dados, business intelligence, engenharia de dados, dentre outras. 

Como empresas podem perder dinheiro não investindo em dados?

Não olhando para o real resultado das suas campanhas. E não é só receita. Muitas vezes, podem não enxergar o resultado do dinheiro que estão deixando de ganhar.

Por exemplo: a campanha está ativa, com ótimo retorno do investimento. Contudo, na análise você percebe que ela tem um problema, que, se ajustado, pode aumentar o retorno em 20%. 

Em determinada ocasião, analisei um site e percebi que toda sua receita vinha de uma só origem. Haviam duas origens de tráfego não exploradas, potencialmente rentáveis, que poderiam aumentar a receita do e-commerce.

Saindo do contexto de marketing digital, sem olhar para os números, as empresas também podem deixar de notar outras coisas, como: desperdício em operações, setores problemáticos, erros em procedimentos, e muito mais. Onde há um problema, precisa existir um indicador.

Há como mudar a mentalidade e evangelizar aqueles que ainda não querem investir em dados?

O mercado já está fazendo isso, através de eventos, oferta de produtos e serviços. 

O assunto tem se tornado atraente para a imprensa também, principalmente na pandemia, onde números e gráficos foram citados e analisados exaustivamente por especialistas e leigos. Tal fato, tornou a prática do “vamos olhar para os números” mais popular. E isso é bom, afinal, significa que as pessoas estão buscando referências para embasar suas opiniões. Nos meses mais críticos de pandemia, gráficos eram estampados nas capas de jornais e portais.

A academia também fez sua parte. Hoje, é possível encontrar diversas faculdades com cursos e pós-graduações focadas em dados.

Ideias para mostrar o retorno de investimento em dados

  • Seus estudos podem mostrar o caminho para decisões que fizeram a empresa lucrar mais. Se a organização tem dificuldade em entender o resultado de suas ações, mostre o ROI e outros dados;
  • Exiba cases de sucesso em diminuição de custos, aumento de vendas e lucro em empresas do setor. Caso você não tenha esses cases seus, use os que são publicados no mercado;
  • Dê exemplos de ações, estudos que vai realizar, o que espera encontrar;
  • Explore sua metodologia. Esse é um ponto importante para gerenciar a expectativa do cliente. Tenha um processo com os passos até a entrega da solução;
  • Você pode dar um desconto pelo serviço, aliado a uma taxa de sucesso. Por exemplo, o cliente pede 20% de desconto, coloque essa porcentagem em uma taxa de sucesso de economia ou vendas;
  • Dê alternativas modulares do serviço. Isso é algo que funciona muito bem em consultorias.

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