Google Data Studio: centralizando os dados do seu negócio

O Google Data Studio foi lançado no ano de 2016, como uma solução de dashboard ou ferramenta de análise onde fosse possível reunir dados importantes para visualização e tomadas de decisões. De lá para cá, esse produto que é do Google, evoluiu muito e hoje é uma das soluções para construção de relatórios mais utilizadas no mundo pois, além de ser simples de usar (como todos os produtos da empresa), permite o compartilhamento de informações e trabalho simultâneo.

Como muda o meu dia a dia?

É comum, atualmente, para a tomada de decisões, dependermos de diversas fontes de dados para realizar análises e, através delas, prover informações aos nossos times e clientes. Esse processo que, às vezes pode demorar horas ou até dias, cada vez mais tende a ser automatizado.

Eu costumo dizer sempre que toda a atividade repetitiva será robotizada. Isso não é uma novidade, pois há anos já acontece. Os recursos tecnológicos estão aí para provar isso.

Com o Google Data Studio é possível reunir todas as fontes em um só local, transformar dados em informações valiosas para o negócio e realizar algumas análises através de dashboards dinâmicos.

Se eu tenho uma planilha de vendas do mês com o nome dos clientes que foram contatados e em outra planilha tenho os pedidos feitos pelos clientes da empresa, e ambas estão no Google Drive, com o Google Data Studio é possível cruzar esses dados através de tabelas combinadas, como no exemplo a seguir.

Agrupamento de dados no Google Data Studio

É possível criar um modelo único de relatório, com diversos filtros e possibilidades, que facilitará a análise de desempenho do time de vendas, clientes, etc. Perceba que eu falei sobre planilhas (e elas se multiplicam), mas podemos cruzar dados de outras fontes também.

Eu, por exemplo, utilizo muito a ferramenta para cruzamento de dados de campanhas de marketing online/performance. É comum no meu dia a dia realizar cruzamentos com dados oriundos de Google Analytics, Google Search Console, Google Ads, Ferramentas de Disparos de Emails, Banco de dados de CRMs dentre outros. Além disso, posso criar relatórios diários e semanais que são enviados automaticamente para os meus colegas, para que já encontrem dados combinados e que possam colaborar para estratégia ou ação imediata de alguma campanha.

Como pode ajudar o meu negócio?

Principalmente para quem trabalha com campanhas pagas (Google Ads, Display, Mídia Programática, DCO, etc), e-commerce ou qualquer tipo de venda online, olhar para os números, gerar relatórios e ter os dados atualizados no momento em que você precisa é fundamental. Com o Google Data Studio é possível construir dashboards reunindo essas fontes, colocando os mais variados gráficos como: tabelas de dados, mapa geográfico, gráfico de colunas, entre outros, e jogar em um monitor na parede, por exemplo, para que a equipe fique atenta às atualizações em tempo real.

Precisa enviar um resumo semanal ao seu cliente? Você pode fazer relatórios interativos com os dados necessários e agendar para que toda segunda-feira, por exemplo, a ferramenta envie automaticamente. Ou seja, se você gasta duas horas semanais para fazer um relatório manualmente, é hora de pensar em usar o Data Studio.

Por onde posso começar? 

Para começar basta ter uma conta no Google e entender como funciona o processo de criação de origem de dados e relatórios. É uma ferramenta gratuita, você não paga nada pra usar.

Algumas Vantagens

Fácil de usar no dia a dia. Desde o uso técnico ao executivo a ferramenta permite diversas visões, filtros e utilizadores que irão complementar a necessidade de análise de dados.

Não há custo para a sua utilização. Um dos pontos, na minha visão, que mais compensam. Contudo, para alguns conectores, talvez seja necessária uma assinatura mensal. A ferramenta disponibiliza alguns conectores do próprio Google, alguns sem custos, outros com custo, como o Google BigQuery, por exemplo. Há conectores de parceiros também, a maioria deles, pagos. Os conectores servem para que seja possível ligar o Data Studio com as fontes de dados externas, principalmente de outras ferramentas.

Conectores do Google Data Studio

Como já comentei, é possível cruzar dados em um único local e obter informações importantes para o seu negócio.

Possui uma integração fácil com produtos do Google como o Google Analytics, Google Ads, entre outros. Portanto, se você já utiliza alguns desses, pode começar a automatizar os seus relatórios hoje!

Sempre atualizado com a sua origem de dados sem esforço manual. Precisa gerar um relatório periódico onde você perde muito tempo atualizando os dados? Use o Google Data Studio e direcione o seu tempo somente para a análise dos números.

Essas são algumas das vantagens da ferramenta. No próximo artigo vou falar sobre alguns tipos de dashboards que podem ser automatizados com ela.

E você? Como faz os seus relatórios?

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