Web Analytics: o que é e por que a sua empresa precisa disso

Apesar das empresas saberem da importância de estarem presentes e serem encontradas na web, poucas realizam um trabalho de marketing digital realmente eficiente. Os esforços e investimentos precisam ser planejados e estratégicos e, para tal, devem ser fundamentados em dados. E se tem uma coisa, que não nos falta no mundo digital, são dados, não é mesmo? Mas será que a sua empresa está aproveitando esses dados para traçar suas estratégias?

O que é web analytics e para que serve? 

O web analytics consiste na coleta, no monitoramento, na análise e na interpretação de dados, relacionados ao tráfego e ao comportamento dos usuários em seu site. Dessa forma, é possível medir seus atuais resultados e utilizá-los como base para as próximas tomadas de decisões. A fonte principal desses dados é o Google Analytics, mas também há outras ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas para tornar os seus relatórios mais ricos. 

Proporcionar uma melhor experiência para o usuário

O Google Analytics disponibiliza uma série de informações úteis para o seu negócio. Você pode conhecer melhor o seu público (idade, sexo, localização geográfica, etc.), saber que tecnologias os usuários utilizam para acessar o seu site (dispositivo, sistema operacional, navegadores), quais as principais origens de tráfego (como as pessoas estão chegando até seu site), quais as páginas mais acessadas, qual o tempo médio de duração das sessões, qual o número de conversões, entre outras diversas informações. A partir desses dados, é possível identificar as oportunidades para melhorar a experiência do usuário com o seu site de um modo geral.

Citamos, como exemplo, um relatório de Business Intelligence (BI) que elaboramos para um site de e-commerce recentemente. Nele, identificamos que o volume de acessos, por meio dos dispositivos móveis, tem crescido muito a cada mês, enquanto que por via desktop, ele cai. No entanto, as conversões via desktop ainda são muito superiores e seguem aumentando, porém, no mobile, estão estacionadas. Estas constatações serviram como base para a recomendação de uma série de melhorias para a versão mobile do site, a fim de aumentar as suas conversões.

Melhorar o SEO do seu site

Ao entregar uma experiência melhor ao usuário, automaticamente, você potencializa o SEO de seu site,  uma vez que se trata de um fator importantíssimo para o ranqueamento orgânico.. Além de identificar a oportunidade de melhorias técnicas, como a velocidade do site, a engenharia de links, a usabilidade, etc., os relatórios de web analytics também podem trazer insights relacionados ao conteúdo.

Saber quais as páginas atraem mais tráfego para o site, bem como as métricas de taxas de rejeição, os relatórios de página de destino, de saída, etc., pode ajudar você a compreender  em que conteúdos o seu público possui mais interesse e, consequentemente, medir a qualidade dessas páginas. Além do mais, é possível identificar algumas palavras-chave para checar se o seu site está bem posicionado com o uso do Google Search Console e/ou de outras ferramentas de monitoramento de SEO. Desse modo, você consegue vislumbrar uma oportunidade de melhorar conteúdos de páginas já existentes e também de criar novas landing pages estratégicas.

Medir e melhorar o ROI de suas campanhas digitais

O Web Analytics ajuda a medir o ROI (retorno sobre o investimento), rastreando o desempenho de campanhas de mídia social, e-mail marketing e anúncios. Saber o quanto se investiu no total e em cada mídia e campanha, bem como os seus respectivos resultados, é essencial para traçar as próximas estratégias.

Você também pode utilizar o Google Analytics para acompanhar algumas métricas, desde que trabalhe as suas campanhas com URLs personalizadas que permitam a sua identificação. Lembrando, ainda, que você pode integrar os seus relatórios a outras fontes de dados, como Google Ads, Facebook Ads e informações organizadas em planilhas de Excel.

O Web Analytics é uma estratégia fundamental para que uma empresa entenda melhor o seu público, melhore a experiência de seu site para os usuários e atinja resultados mais abrangentes com as suas campanhas de marketing digital.

E aí, a sua empresa já está trabalhando dessa maneira?

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