Tendências do marketing digital para 2023

Todo fim de ano é um ritual sagrado e necessário para as empresas: organizar, planejar e estabelecer metas para o ano seguinte. O que será que vem por aí? O que esperar de 2023? Quais as tendências do Marketing Digital? Em meio a tantas mudanças, inovações tecnológicas e alterações de humor da natureza, nem sempre é fácil fazer um diagnóstico preciso que contemple satisfatoriamente tudo o que se pensa para um “ótimo” ano.

A bola da vez

O Conversational Marketing não se trata exatamente de uma grande novidade no mercado, mas certamente ganhou força descomunal desde 2020, principalmente na pré e pós-pandemia, e se estabeleceu de vez como a melhor opção para a automação do atendimento, como suporte mais ágil e como estratégia para a fidelização de clientes. Ela virou a queridinha das estratégias, configurando-se na grande tendência para 2023, deixando para trás a era do preenchimento de formulários e das longas filas, on-line ou físicas, de espera para o atendimento.

Agora, existem chatbots 24h no ar, oferecendo a opção para os clientes iniciarem uma conversa quando bem entenderem ou quando lhes for mais conveniente. Os chats on-line são bem menos complicados e impessoais que os famosos formulários e resolvem, de maneira rápida e eficaz, a maioria dos problemas vivenciados pelos consumidores.

Para isso, precisam ser o mais exclusivo, personalizado e interativo possível. É necessário criar uma conversa automatizada que possa atender às necessidades individuais de cada cliente, aplicando recursos de IA (inteligência artificial) necessários para que o suporte ofereça essa agilidade de resolução de problemas e não se torne mais uma pedra no caminho da comunicação entre atendimento e consumidor.

De acordo com algumas pesquisas, a média de tempo de resposta no chatbot é de 2 min ou menos. Elas apontam que o uso, pelas empresas, da plataforma CRM (Customer Relationship Management) garantiu, no ano passado, 94,5% de satisfação dos clientes. Outros dados importantes sobre Conversational Marketing:

43% de aumento no número de contas que utilizam o botão WhatsApp

90% de crescimento de contas que usam a extensão de WhatsApp para CRM

70% é o número de conversões, usando as ferramentas do WhatsApp

40% de aumento no fechamento de vendas, utilizando as funcionalidades

Entendemos que, mesmo em relações B2B, clientes e prospects, atualmente demandam formas imediatas de contato e querem um canal em tempo real para atendimento. Trazendo isso para uma realidade brasileira, a principal ferramenta hoje é o WhatApp”, Eric Santos, CEO da RD Starion.

Eventos presenciais ou on-line

Após o lockdown em 2020 e parte de 2021, no ano de 2022, houve um retorno aos eventos presenciais. Para 2023, os encontros híbridos devem ser consolidados, uma vez que tendem a aumentar o alcance do conteúdo e do networking.

Muitos eventos presenciais reúnem uma grande concentração de pessoas, mas também um grande número de inscritos para o on-line. Não é mais possível fazer uso só de uma ou de outra modalidade de trabalho, é necessário se fazer uma união eficiente dos dois tipos.

Comunicação mais eficiente

Cada vez mais os usuários querem consumir vídeos, reels, palestras curtas, ou seja, querem o consumo rápido. A empresa que tenha a pretensão de “segurar” o usuário terá de repensar e atualizar a sua maneira de “falar” com o seu cliente. E isso só será possível por meio de uma comunicação clara, ágil e simples e com tempo bem reduzido, evitando-se, assim, que o usuário pause um vídeo ou pule um reels, clicando no concorrente.

Nesse sentido, a Amazon investiu no seu novo “brinquedinho”, o Inspire. Trata-se de um feed de compras semelhante ao TikTok. A ideia é permitir que o consumidor explore os produtos da loja a partir do conteúdo de influenciadores, marcas e de outros clientes.

Mas por que será que a Amazon resolveu fazer tamanho investimento? Porque, de acordo com a pesquisa do Google’s Knowledge e Information, 40% dos usuários da Geração Z preferem pesquisar no TikTok e no Instagram, ou seja, em canais com comunicação rápida e descomplicada.

Webinar

Considerado como um dos principais geradores de conteúdo educativo e de geração e qualificação de leads, o webinar é um formato eficiente que realiza seminários on-line em vídeo que podem ser gravados ou ao vivo, permitindo, ainda, a participação e a interação da audiência em forma de chat.

A aposta neste formato como tendência para 2023 é devido ao aumento no consumo de vídeos pelo usuário, os quais apreciam os eventos ao vivo, os variados convidados com diferentes visões e opiniões sobre os mais diversos assuntos, o que possibilita às empresas mostrarem, em tempo real, seus produtos, acelerarem novas conversões, com a utilização do chat e do QR code, além de produção de conteúdo para as diferentes plataformas.

Marketing e Vendas – juntos para sempre

Não é mais possível imaginar um marketing bem-feito sem que ele esteja conversando entusiasticamente com o setor de vendas. É necessário que as duas áreas trabalhem em conjunto, analisando, planejando e se responsabilizando por todo o processo para que um crescimento previsível seja alcançado.

Mesmo em um momento de incertezas e de mudanças contínuas e aceleradas, as estratégias de planejamento e um diagnóstico de SEO bem-estruturado são cruciais para manter um negócio rentável e sustentável. Aliás, essa estratégia deveria se tornar o roteiro da empresa para todas as suas decisões.

Então, a sua empresa está realmente preparada para enfrentar 2023 sem perrengues? A Digital Business tem a expertise necessária para ajudar a sua empresa a iniciar o ano novo com o pé direito, além de auxiliar na elaboração de uma gestão estratégica efetiva. Conte com a nossa parceria e junte-se ao nosso movimento.

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