A Produção de Conteúdo tem um papel importantíssimo para as campanhas de Marketing Digital. Geralmente, é ela que converte seu público, já que traz conteúdos para resolver a dor do cliente. Ela pode ser produzida através de textos, e-books, imagens, vídeos, podcasts ou até tudo isso ao mesmo tempo. Produzindo esse tipo de conteúdo, a marca se apropria dessas informações e se torna, além de um serviço/produto, um aliado, trazendo soluções ou desejos.

Mas, para identificar qual conteúdo você deve focar, primeiramente é necessário saber quem é a sua persona (o público-alvo na versão on-line). Toda e qualquer estratégia de Marketing Digital deve começar pela definição da persona da marca.

PARA QUE SERVE A PERSONA?

Para enviarmos as mensagens certas para as pessoas certas, e termos mais chances de sucesso na nossa campanha, o ideal é sabermos qual é esse público, no caso a persona da sua marca. Ela ajudará a definir que tipos de conteúdos precisaremos para cada etapa da jornada de compra, e qual o tom de voz e estilo que devemos usar no conteúdo.

COMO IDENTIFICAR A PERSONA DA SUA MARCA

Ela é representação fictícia do seu cliente, baseada em dados reais sobre comportamentos, suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Você pode identificá-la através do público-alvo que já existe da marca, além de análise dos clientes já existentes e seus comportamentos. Realize pesquisas e veja como seu produto é achado e consumido!

Para ilustrar, criamos a Camila, persona da nossa empresa fictícia de sorvetes, chamada Sorvetchê.

Camila é moradora do Rio Grande do Sul, tem 27 anos e adora sorvete! Porém, ela também gosta de cuidar da saúde, então sempre busca opções mais saudáveis e com menos conservantes, além de marcas da sua região para valorizar o varejo próximo. Ela é formada em Publicidade e Propaganda e mora sozinha há menos de um ano.

Identificada a sua persona, é hoje de traçar as metas para cada etapa da jornada de compra.

JORNADA DE COMPRA

A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Geralmente, possui 4 etapas, e em cada uma delas, precisamos falar com a Camila (consumidor) de forma diferente. Um conteúdo interessante e atrativo é a chave para atingir os objetivos. O conteúdo deve ser bem elaborado e original, interessante, atrativo, com relevância e efetividade, adequado à persona e ao estágio em que o consumidor se encontra na jornada de compra.

Na etapa de Descoberta (ou Awareness), o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Nessa etapa, precisamos despertar o interesse dele, capturar a sua atenção;

Exemplo: O Sorvetchê é gostoso e saudável. Conheça!

Na etapa de Reconhecimento, o consumidor começa a pesquisar e estudar mais o problema e ir atrás de soluções para ele.

Exemplo: O Sorvetchê tem diversos sabores pra você se deliciar.

Já na Consideração, o consumidor mapeou algumas soluções possíveis e começa a avaliá-las. Aqui é preciso que ele identifique o seu produto ou serviço como uma solução para ele.

Exemplo: Experimente o novo sabor de bergamota!

Na Decisão (ou Conversão), o consumidor analisa as opções e toma sua decisão: é o momento da compra. Hora de mostrar os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes e convencê-lo de que o seu produto é a escolha certa!

Exemplo: Compre agora o mais gostoso sorvete do Rio Grande.

PLANEJANDO OS CONTEÚDOS

Agora que você já conhece sua persona e em que etapa da jornada de compra ela está, é hora de produzir os conteúdos. A partir de toda essa pesquisa é possível identificar que tipos de conteúdos e canais é possível atingir sua persona da forma mais certeira.

Na etapa de Descoberta, os melhores conteúdos são postagens em redes sociais, Google Ads, posts de blog, e-books e webinars. Essas são as melhores formas de aprendizado e descoberta da sua persona ao seu produto e/ou serviço.

Já na etapa de Reconhecimento, os melhores conteúdos são praticamente os mesmos da etapa anterior, mas agora com uma abordagem diferente, oferecendo um nível de informações mais aprofundado, como “5 receitas com o Sorvetchê” ou “Como ter uma dieta equilibrada, mesmo consumindo sorvete”.

Na Decisão, a persona busca soluções para os problemas que ela já identificou. Aqui começa a possibilidade de compra ou contratação de serviços. Nesse momento, os principais conteúdos devem ser blog e redes sociais, mostrando como o consumidor pode adquirir aquele produto/serviço. Vale a pena mostrar alguns conteúdos em vídeos de como seu produto ou serviço funcionam, por exemplo. Explore imagens e tutoriais, além de deixar bem claro para o cliente como ele entra em contato com a sua empresa ou como ele compra seu produto.

Agora é só colocar a sua Produção de Conteúdo em prática e conquistar novos clientes. Se precisar de ajuda, é só chamar a Digital Business!

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