Marketing Digital garante vendas durante a pandemia

Por Rosani Sartori – Analista de Marketing Digital e Conteúdo da Digital Business

A primeira reação das empresas para conter gastos em tempos de crise sempre foi frear as campanhas de marketing. No entanto, o surto do novo coronavírus mostra que esse movimento deve ser revisto. Investir em marketing neste momento de pandemia está exercendo papel determinante na sobrevivência das empresas, principalmente quando falamos em marketing digital.

Do pequeno negócio ao grande varejo, as empresas precisaram concentrar esforços no comércio eletrônico em consequência das medidas de isolamento social impostas. Muitas delas, de forma impositiva, pois não estavam preparadas.

Os números mostram por que a presença digital, neste ambiente, independente do segmento, se tornou vital para qualquer negócio.

NOVAS NECESSIDADES, NOVOS COMPORTAMENTOS

Por questões de comodidade e segurança, as pessoas passaram a recorrer mais aos serviços on-line. Segundo estudo realizado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência focada em comércio digital, o faturamento das vendas on-line no segundo trimestre de 2020 teve alta de 104% em relação ao mesmo período de 2019, gerando faturamento de R$33 bilhões. Antes da pandemia, as vendas pela internet representavam 5% do total do varejo. Em abril, chegou a 11%. Em maio, a 13%.

A mudança de comportamento revela novas prioridades dos consumidores, que estão fazendo compras recorrentes de itens mais baratos e de necessidade diária, sem sair de casa. Tanto que os produtos mais vendidos estão longe de serem os mais caros. No ranking das categorias mais consumidas estão alimentos e bebidas (241%), cama, mesa e banho (236%), brinquedos (211%), móveis (174%) e eletroportáteis (164%).

Outra mudança relevante destacada pelo estudo é o aumento de novos consumidores. Entre abril e junho, 24% dos clientes fizeram compras pela internet pela primeira vez. E tudo indica que eles vieram pra ficar, agora que já perderam o medo e descobriram os benefícios.

VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

A pandemia evidenciou o que já se fala há cerca de 15 anos no Brasil: ser digital não é mais opção. Com o fechamento das lojas físicas, muitas empresas começaram a enxergar a importância do marketing digital para o seu negócio. Pequena, média ou grande, e de qualquer segmento, existem muitas vantagens que o marketing digital pode agregar a um negócio:

Agrega valor

Através do marketing digital, sua empresa encontrará caminhos para mostrar mais sobre as características do seu produto ou serviço, e de falar sobre a sua empresa. Apostar no marketing de conteúdo é uma estratégia para se aproximar do público e atrair os consumidores com todos os benefícios e diferenciais do seu produto, serviço e empresa.

Alinha às tendências

É preciso seguir as transições que acontecem no mercado, na tecnologia e na mudança de comportamento do consumidor para que sua empresa tenha presença no ambiente certo e com abordagens assertivas. Uma boa estratégia digital permite que seu negócio esteja em vários canais de comunicação on-line ao mesmo tempo, facilitando a comunicação e aumentando o alcance e visibilidade da sua marca.

Impulsiona vendas e otimiza verba

O marketing digital tem ferramentas que ajudam a impulsionar as vendas. Com sites e redes sociais bem posicionados, você investe em anúncios de forma mais eficaz. Os veículos digitais permitem direcionar o tráfego da marca obtendo um maior alcance e audiência entre o público-alvo/persona, otimizando a verba. Além disso, a publicidade e propaganda na internet requer menor investimento em comparação aos veículos tradicionais, o que permite manter a visibilidade da sua marca com baixo custo, mesmo em períodos de crise.

Melhora a exposição na internet

Uma das ferramentas do marketing digital é a otimização de sites, o SEO. Essa ferramenta permite que a página do seu site seja mais reconhecida e acessada quando o consumidor buscar pelo produto/serviço na internet, ou seja, ficará mais bem classificada nas buscas no Google. Isso aumenta as chances do seu site ganhar o clique de quem está buscando algo.

Estreita a comunicação entre empresa e consumidor

Através das redes sociais, você pode se comunicar diretamente com o público. Conte histórias diárias e informações sobre a empresa, produza conteúdo relevante, compartilhe dicas. Isso gera credibilidade para a marca e cria engajamento com o consumidor. E nunca deixe de analisar os comentários e reações, você pode usar essas informações para suas estratégias futuras.

Facilita a venda

Hoje é possível vender sem ter estrutura física, graças à internet, seja através de canais simples ou mais avançados, depende do quanto será investido. Marketplaces, WhatsApp ou as próprias redes sociais, com o marketing digital esses canais ganham mais força para a comercialização de produtos e serviços, facilitando a operacionalização da venda. Escolha a mais adequada e use de forma estratégica e profissional.

ESTRATÉGIAS PARA ALÉM DA PANDEMIA

Hoje, as mudanças no ambiente digital acontecem com maior velocidade devido à inteligência artificial. No comércio eletrônico, essas mudanças estão cada vez mais alinhadas à experiência do consumidor. Por isso é determinante manter seu site atualizado e garantir presença nas redes sociais com conteúdo próprio e relevante. Contar com estratégias de marketing digital bem planejadas pode ajudar as empresas a ultrapassarem pelas crises, além de reforçar sua imagem.

E aí, sua empresa já está passando por essa transformação digital? Vem falar com a gente! 😉

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

dezoito − 8 =