Dicas de como a IA pode auxiliar no seu inglês corporativo

No artigo de hoje, um dos sócios da Digital Business, Lucas Leite, dá dicas sobre ferramentas de Inteligência Artificial e como elas podem ser usadas para nos auxiliar.

Para muitos, não é mais novidade que a globalização está se somando à vida pessoal, profissional e acadêmica das pessoas. E já que estamos, cada vez mais, entrando nesse mundo com o uso do inglês em e-mails e chats, eu vou te passar algumas dicas, fazendo o uso intercalado ou em conjunto de duas ferramentas que possuem inteligência artificial.

Ressalto que, nesses casos, não recomendo o uso do Google Translate, que vem com uma proposta diferente, sendo melhor utilizado com palavras isoladas. Quando se trata de entender contextos maiores ou frases inteiras, ele deixa bastante a desejar. 

Estas outras ferramentas focam menos em “traduzir” textos, e mais em ajudar a escrever, validando a gramática, os tempos verbais e até ajustando o tom mais formal, menos formal.

DeepL Write:

https://www.deepl.com/write

Grammarly:

https://www.grammarly.com/

Ambas têm extensão para Chrome, que integra com Gmail, por exemplo, e ajuda a validar textos em tempo real.

Como enviar e-mails em inglês?

Para os e-mails que mando para os clientes, sempre dou um double-check. É legal porque, às vezes, a gente escreve meio que pensando em português ainda e fica com alguns vícios de linguagem. E, aos poucos, com a prática, a gente vai pegando a manha. 

Mas lembre-se que são ferramentas de apoio. É primordial que você tente a escrita por sua conta para não depender apenas desses métodos, que são um complemento para a sua correção.

Abaixo, à esquerda, escrevi, como exemplo, um e-mail que costumo enviar algumas vezes. À direita, o texto está “ajustado” com pequenas mudanças:

O DeepL é muito bom também para traduzir textos inteiros, enviar um arquivo em PDF e pedir a tradução. Ele gera um PDF, mantendo, muitas vezes, até a formatação, com o texto traduzido. 

Outra dica também é usar o próprio ChatGPT para verificar e ajustar pequenos textos. Enviei o mesmo texto acima e pedi pra ele reformular, deixando mais formal:

Escrevi: “Rewrite this email with more formal tone: …” e colei o texto.

Outra dica é que o ChatGPT cria resumos dos textos. Colei o mesmo texto inicial e coloquei “Rewrite the email making a resumed version”.

Isso, sem contar que ele traduz direto, mas eu acho um uso menos inteligente:

Bom, ficam as dicas que eu costumo usar e acredito que possam ser úteis para vocês!

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