No artigo de hoje, um dos sócios da Digital Business, Lucas Leite, dá dicas sobre ferramentas de Inteligência Artificial e como elas podem ser usadas para nos auxiliar.
Para muitos, não é mais novidade que a globalização está se somando à vida pessoal, profissional e acadêmica das pessoas. E já que estamos, cada vez mais, entrando nesse mundo com o uso do inglês em e-mails e chats, eu vou te passar algumas dicas, fazendo o uso intercalado ou em conjunto de duas ferramentas que possuem inteligência artificial.
Ressalto que, nesses casos, não recomendo o uso do Google Translate, que vem com uma proposta diferente, sendo melhor utilizado com palavras isoladas. Quando se trata de entender contextos maiores ou frases inteiras, ele deixa bastante a desejar.
Estas outras ferramentas focam menos em “traduzir” textos, e mais em ajudar a escrever, validando a gramática, os tempos verbais e até ajustando o tom mais formal, menos formal.
DeepL Write:
Grammarly:
Ambas têm extensão para Chrome, que integra com Gmail, por exemplo, e ajuda a validar textos em tempo real.
Como enviar e-mails em inglês?
Para os e-mails que mando para os clientes, sempre dou um double-check. É legal porque, às vezes, a gente escreve meio que pensando em português ainda e fica com alguns vícios de linguagem. E, aos poucos, com a prática, a gente vai pegando a manha.
Mas lembre-se que são ferramentas de apoio. É primordial que você tente a escrita por sua conta para não depender apenas desses métodos, que são um complemento para a sua correção.
Abaixo, à esquerda, escrevi, como exemplo, um e-mail que costumo enviar algumas vezes. À direita, o texto está “ajustado” com pequenas mudanças:
O DeepL é muito bom também para traduzir textos inteiros, enviar um arquivo em PDF e pedir a tradução. Ele gera um PDF, mantendo, muitas vezes, até a formatação, com o texto traduzido.
Outra dica também é usar o próprio ChatGPT para verificar e ajustar pequenos textos. Enviei o mesmo texto acima e pedi pra ele reformular, deixando mais formal:
Escrevi: “Rewrite this email with more formal tone: …” e colei o texto.
Outra dica é que o ChatGPT cria resumos dos textos. Colei o mesmo texto inicial e coloquei “Rewrite the email making a resumed version”.
Isso, sem contar que ele traduz direto, mas eu acho um uso menos inteligente:
Bom, ficam as dicas que eu costumo usar e acredito que possam ser úteis para vocês!
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