Natal e o E-commerce: Dicas de como se preparar!

Sem sombra de dúvida, o período natalino e o do fim de ano trazem excelentes oportunidades na área econômica, o que impulsiona a economia mundial, traduzindo-se na época mais importante para o comércio em volume de vendas.

De acordo com pesquisas, no período de 10 a 24 de dezembro de 2021, o comércio eletrônico brasileiro somou R$ 4,5 bilhões em vendas, uma alta de aproximadamente 26% em comparação ao mesmo período em 2020. Desse total, as lojas virtuais registraram 9,2 milhões de pedidos, 14% a mais que no ano anterior. A preferência dos consumidores ficou com roupas e sapatos (61%); brinquedos (37%); e perfumes, cosméticos e calçados (36%).

E-commerce e as vendas de fim de ano

Conforme dados da Abcomm, entre março e abril de 2020, surgiram 100 mil novos e-commerces no país, dez vezes mais que a média mensal anterior de novas lojas virtuais. Nesse sentido, enfatiza-se a importância de traçar antecipadamente todas as estratégias possíveis, referentes a prazos de entrega, divulgações, layouts, plataforma, campanhas, atendimento, entre outras.

É imprescindível fazer um bom planejamento para alavancar as suas vendas, uma vez que o consumidor está mais interessado naquela empresa que: oferece entrega grátis e rápida (75% das pessoas que pretendem fazer compras on-line nesse período festivo de fim de ano, procuram empresas que oferecem o frete gratuito); facilita a troca e a devolução; possui estoque disponível; e entrega o produto quando o cliente precisa, o que aumenta a confiança e a fidelização do cliente.

Dicas importantes para o seu e-commerce

-Antecipe o seu planejamento

-Considere os prazos de entrega e o frete gratuito

-Invista em divulgação – abuse do marketing digital

-Utilize técnicas de SEO – renove sua estratégia de palavras-chave

-Otimize os resultados com pop-ups atraentes – gere tráfego para o seu site e converta em vendas

-Tenha uma comunicação multicanal personalizada, enviando a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa

-Personalize o seu negócio – clientes esperam toques personalizados dos varejistas

-Envie e-mails marketing

-Deixe o seu e-commerce “a cara” do Natal

-Crie kits com produtos relacionados para ajudar o seu cliente na hora da escolha

-Atualize sempre a sua plataforma de e-commerce

-Transmita segurança para seus clientes

-Garanta um bom atendimento 

Consumidor multicanal

A internet só se tornou aquecida no Brasil após o cenário de 2020 e 2021. Consideramos que a tecnologia traz a comparação direta do preço que está sendo visto e o preço que está no site. O prazo de entrega, que antes era alto, cada dia se torna mais imediato, fazendo com que a tecnologia se torne aliada do comércio e representando até 60% do faturamento total de uma empresa” ressalta o especialista em Finanças Felipe Nogueira, que, ao mesmo tempo, recomenda não abandonar quaisquer canais que já sejam utilizados, e sim aprimorá-los.

Observa-se que os consumidores estão cada vez mais multicanais. Acredita-se que 71% do mercado consumidor brasileiro é composto por um perfil de pessoas que analisa muito além da relação custo-benefício e do preço e da oferta. Elas priorizam também um conjunto de fatores importantes, como personalização, reputação, conveniência, origem do produto e, certamente, a segurança.

É necessário que as empresas entendam essas questões e adotem estratégias que enquadrem tanto o mundo on-line quanto o físico. Para isso, recomenda-se não só utilizar as redes sociais, que vai gerar antecipação no consumidor, mas também mostrar que quem comprar na loja física terá o benefício de levar o seu produto no ato da compra.

Estratégia omnichannel

Alinhada aos novos hábitos de compra dos consumidores, a estratégia de usar o conceito omnichannel, para potencializar as vendas, está ganhando bastante força nos últimos anos. Se a ideia é conquistar ótimos resultados de vendas com as datas comemorativas, é de suma importância que uma empresa entregue uma experiência intuitiva, integrada e consistente entre as plataformas on-line e off-line. Não é mais possível tratar lojas físicas e virtuais como concorrentes entre si, elas precisam estar alinhadas aos novos hábitos de compra dos consumidores.

É importante que o empresário não pense somente nas vendas on-line e não somente nas lojas físicas, e sim um misto dos dois, já que o comportamento do consumidor está voltado para vários canais ao mesmo tempo”, ressalta Augusto Vieira, especialista em marketing digital e relacionamento com o cliente.

A sua marca já está usando alguma dessas abordagens em sua estratégia de Marketing? Integre diferentes canais e mantenha a consistência em suas comunicações. Dentro desse cenário, o marketing digital fará toda a diferença como ferramenta para destacar a sua empresa e aumentar o seu faturamento, visto que tanto as suas vendas on-line como em lojas físicas estão diretamente atreladas a campanhas e anúncios eficientes.

Você acredita que a sua empresa está realmente preparada para lidar com todo esse universo do marketing digital? Saiba como implementar o omnichannel em sua empresa e garanta o cenário ideal para suas campanhas de vendas. Faça uma parceria com quem tem a expertise nessa área. Conheça o trabalho da Digital Business e junte-se ao nosso movimento. Aguardamos seu contato!

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