Sem sombra de dúvida, o período natalino e o do fim de ano trazem excelentes oportunidades na área econômica, o que impulsiona a economia mundial, traduzindo-se na época mais importante para o comércio em volume de vendas.
De acordo com pesquisas, no período de 10 a 24 de dezembro de 2021, o comércio eletrônico brasileiro somou R$ 4,5 bilhões em vendas, uma alta de aproximadamente 26% em comparação ao mesmo período em 2020. Desse total, as lojas virtuais registraram 9,2 milhões de pedidos, 14% a mais que no ano anterior. A preferência dos consumidores ficou com roupas e sapatos (61%); brinquedos (37%); e perfumes, cosméticos e calçados (36%).
E-commerce e as vendas de fim de ano
Conforme dados da Abcomm, entre março e abril de 2020, surgiram 100 mil novos e-commerces no país, dez vezes mais que a média mensal anterior de novas lojas virtuais. Nesse sentido, enfatiza-se a importância de traçar antecipadamente todas as estratégias possíveis, referentes a prazos de entrega, divulgações, layouts, plataforma, campanhas, atendimento, entre outras.
É imprescindível fazer um bom planejamento para alavancar as suas vendas, uma vez que o consumidor está mais interessado naquela empresa que: oferece entrega grátis e rápida (75% das pessoas que pretendem fazer compras on-line nesse período festivo de fim de ano, procuram empresas que oferecem o frete gratuito); facilita a troca e a devolução; possui estoque disponível; e entrega o produto quando o cliente precisa, o que aumenta a confiança e a fidelização do cliente.
Dicas importantes para o seu e-commerce
-Antecipe o seu planejamento
-Considere os prazos de entrega e o frete gratuito
-Invista em divulgação – abuse do marketing digital
-Utilize técnicas de SEO – renove sua estratégia de palavras-chave
-Otimize os resultados com pop-ups atraentes – gere tráfego para o seu site e converta em vendas
-Tenha uma comunicação multicanal personalizada, enviando a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa
-Personalize o seu negócio – clientes esperam toques personalizados dos varejistas
-Envie e-mails marketing
-Deixe o seu e-commerce “a cara” do Natal
-Crie kits com produtos relacionados para ajudar o seu cliente na hora da escolha
-Atualize sempre a sua plataforma de e-commerce
-Transmita segurança para seus clientes
-Garanta um bom atendimento
Consumidor multicanal
“A internet só se tornou aquecida no Brasil após o cenário de 2020 e 2021. Consideramos que a tecnologia traz a comparação direta do preço que está sendo visto e o preço que está no site. O prazo de entrega, que antes era alto, cada dia se torna mais imediato, fazendo com que a tecnologia se torne aliada do comércio e representando até 60% do faturamento total de uma empresa” ressalta o especialista em Finanças Felipe Nogueira, que, ao mesmo tempo, recomenda não abandonar quaisquer canais que já sejam utilizados, e sim aprimorá-los.
Observa-se que os consumidores estão cada vez mais multicanais. Acredita-se que 71% do mercado consumidor brasileiro é composto por um perfil de pessoas que analisa muito além da relação custo-benefício e do preço e da oferta. Elas priorizam também um conjunto de fatores importantes, como personalização, reputação, conveniência, origem do produto e, certamente, a segurança.
É necessário que as empresas entendam essas questões e adotem estratégias que enquadrem tanto o mundo on-line quanto o físico. Para isso, recomenda-se não só utilizar as redes sociais, que vai gerar antecipação no consumidor, mas também mostrar que quem comprar na loja física terá o benefício de levar o seu produto no ato da compra.
Estratégia omnichannel
Alinhada aos novos hábitos de compra dos consumidores, a estratégia de usar o conceito omnichannel, para potencializar as vendas, está ganhando bastante força nos últimos anos. Se a ideia é conquistar ótimos resultados de vendas com as datas comemorativas, é de suma importância que uma empresa entregue uma experiência intuitiva, integrada e consistente entre as plataformas on-line e off-line. Não é mais possível tratar lojas físicas e virtuais como concorrentes entre si, elas precisam estar alinhadas aos novos hábitos de compra dos consumidores.
“É importante que o empresário não pense somente nas vendas on-line e não somente nas lojas físicas, e sim um misto dos dois, já que o comportamento do consumidor está voltado para vários canais ao mesmo tempo”, ressalta Augusto Vieira, especialista em marketing digital e relacionamento com o cliente.
A sua marca já está usando alguma dessas abordagens em sua estratégia de Marketing? Integre diferentes canais e mantenha a consistência em suas comunicações. Dentro desse cenário, o marketing digital fará toda a diferença como ferramenta para destacar a sua empresa e aumentar o seu faturamento, visto que tanto as suas vendas on-line como em lojas físicas estão diretamente atreladas a campanhas e anúncios eficientes.
Você acredita que a sua empresa está realmente preparada para lidar com todo esse universo do marketing digital? Saiba como implementar o omnichannel em sua empresa e garanta o cenário ideal para suas campanhas de vendas. Faça uma parceria com quem tem a expertise nessa área. Conheça o trabalho da Digital Business e junte-se ao nosso movimento. Aguardamos seu contato!