Como utilizar BI e Marketing na sua estratégia?

Business Intelligence ou BI é o conjunto de estratégias e técnicas, empregadas pelas empresas, com o propósito de analisar dados e de melhorar a tomada de decisão baseada em informações concretas. BI faz o processo de coleta e o de transformação de dados em informação clara e valiosa, possibilitando que relatórios e análises preditivas sejam feitas com maior rapidez e profundidade, além de gerar insights que ajudam na tomada de decisão. 

Os dados tornaram-se “a galinha dos ovos de ouro” do mercado. Não à toa, foram criadas leis, a LGPD por exemplo, para regulamentar o uso de dados por parte das empresas. No entanto, para transformá-los em algo realmente de valor, é preciso contar com o trabalho de Business Intelligence. 

O mercado está cada vez mais competitivo. A cada dia aparecerem novas tecnologias, metodologias, ferramentas, e é necessário dominá-las para se estar um passo à frente da concorrência. A era digital trouxe infinitas opções e, a Business Intelligence é uma delas. Tornou-se imprescindível no suporte às decisões estratégicas, e associá-la ao Marketing foi o grande pulo do gato.

Uso de ferramentas de BI                                                                                             

Para ser mais assertivo nas decisões, o marketing precisa adotar ferramentas que proporcionem o uso inteligente de dados, eliminando quaisquer surpresas desagradáveis. A expertise dos profissionais, especializados em ferramentas de BI, permite a coleta de informações relevantes e o cruzamento de dados que façam sentido para os negócios. Conseguir identificar rapidamente a sua persona, analisar as movimentações da concorrência e do mercado são alguns pontos que fazem parte da rotina do profissional dessa área, e o uso de ferramentas de BI auxiliam na redução desse trabalho.

As etapas de BI

Uma análise BI ou uma estratégia balizada por BI é mais do que um simples relatório e deve ser feita frequentemente, e não pontualmente. É uma mudança na cultura de uma empresa, que começa a acreditar em dados e na sua aplicação. Primeiramente, é preciso a contratação de softwares que permitam a coleta de dados do negócio. 

Em seguida, existe toda uma filtragem, a fim de evidenciar quais dados são importantes para o posicionamento e estratégias, e, por último, o cruzamento deles. Trabalhar com Business Intelligence é complexo, mas permite resultados expressivos para qualquer tipo ou tamanho de empresa. 

O importante é analisar os dados para validar processos e otimizar ainda mais as ações. A grande sacada da BI é fornecer subsídios para que as decisões estratégicas e de planejamento sejam tomadas com menos base em “feeling e achismos” e mais norteadas por dados, o que significa decisões com menor margem de erro.

Marketing BI

Muito mais do que uma mera ferramenta de análise, o Marketing BI é um framework poderoso de análise e de demonstração de resultados, que permite aos gestores e analistas de Marketing terem um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento da sua operação de Marketing Digital, além de visualizarem os principais problemas e oportunidades de melhorias. 

Uma boa análise de BI passa por quatro fatores importantes: O quê?, Por quê?, E agora?, Como podemos melhorar? Por meio de BI, também é possível verificar tendências de comportamento para os próximos meses ou anos e permitir uma preparação mais efetiva para mudanças. Essa também é uma excelente maneira de apontar gargalos que surgirão e trabalhar para que eles não prejudiquem a escalabilidade do negócio. Por essa razão, é importante a implementação de uma estratégia completa de Marketing Digital, independentemente da complexidade da operação.

Quanto mais data-driven, mais evolução

O investimento em ferramentas tecnológicas, baseadas na inteligência de dados, e a busca por tecnologias que otimizem os processos nas organizações só aumenta, principalmente nas empresas com interesse em trabalhar com análises para tomar decisões e definir seu planejamento. O objetivo principal do processo de Business Intelligence é empoderar e agilizar essa tomada de decisão, favorecendo a obtenção de melhores resultados. 

Com as informações geradas é possível entender quais temas, formatos e canais performam melhor para determinada audiência, guiando as equipes na criação de campanhas cada vez mais eficientes. Pesquisas indicam que os investimentos no mercado mundial em Business Intelligence e Analytics tiveram um aumento de 5,2% em relação ao período anterior à pandemia de Covid-19. 

São vários os motivos para adotar a Business Intelligence em uma empresa, especialmente se direcionados ao segmento de marketing. Independentemente do tamanho da empresa ou da área de atuação, a BI surgiu para transformar os negócios.

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