O que é Inbound Marketing e como utilizá-lo da melhor forma

Por Rafaele Silva – Analista de Marketing e Conteúdo na Digital Business

Você sabe o que é Inbound Marketing- ou Marketing de Atração – e para que ele serve? Trata-se de uma ferramenta do Marketing Digital, um pouco menos invasiva, e voltada a criação de conteúdo e comunicação com o potencial cliente. Ele basicamente se opõe ao marketing tradicional, que se baseia em propaganda, o também conhecido como outbound marketing.

Com o Inbound Marketing partimos do princípio de que o próprio consumidor é quem decide a hora de comprar, quando ele acredita já estar suficientemente munido de informações acerca de um produto ou serviço e consciente dos seus benefícios. Para conquistar o interesse de potenciais consumidores e, assim, iniciar uma conversação, as empresas devem investir na oferta de conteúdo de qualidade. Conteúdo. É esse o principal pilar que sustenta o Inbound Marketing. E a explicação está no fato de que tudo gira em torno dele.

Mais do que convencer o consumidor sobre a aquisição de um produto ou serviço, o Inbound Marketing busca educar a audiência a respeito do segmento de atuação da empresa. O sentido disso tudo é encantar o público e ajudá-lo a se definir pela aquisição do produto. E isso só acontece quando ele tem plena certeza daquilo que quer. O conteúdo, nesse sentido, é aliado de peso para a tomada de decisão.

Além disso, o Inbound Marketing consegue demonstrar o retorno dos seus investimentos, coisa que o Marketing convencional não consegue, já que todas as ações realizadas podem ser mensurada. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics.

Formas de fazer Inbound Marketing

São muitas as formas de praticar o marketing de atração. O importante é não esquecer que quando falamos em conteúdo, isso não significa apenas texto. Veja alguns formatos que você pode usar na conversa com seu público consumidor:

– Publicação de posts em blog

Uma das principais e mais ricas ferramentas de Inbound Marketing, já que nele podemos explorar pontos fortes do serviço/produtos, dar dicas de como usá-lo da melhor forma, além de mostrar seus benefícios pós compra e da empresa/serviço em si. Com conteúdos novos e com uma periodicidade de postagens, a atração acontece mais facilmente.

– Divulgação de Infográficos

Uma ótima forma de divulgar conteúdo de forma prática e objetiva, utilizando textos, imagens e gráficos. Ele pode ser aplicado em outras formas de conteúdo, trazendo mais dinamismo, como em blog posts, e-books, vídeos, e-mail marketing e redes sociais.

– Ebooks

Junto com os blog posts, é também é uma ótima fonte para distribuir conteúdo, principalmente para meio e topo do funil de vendas, onde os clientes estão buscando mais informações para compra e podem ser convertidos através de informações relevantes. Os e-books podem ser distribuídos em sites, e-mails marketing, posts de blog e até em redes sociais.

– Webinars, Podcasts e Vídeos

Com o isolamento social, este tipo de conteúdo ganhou ainda mais força. Um conteúdo mais demorada para produzir, mas que traz muito retorno. A utilização de imagem e som é sempre válida, além de ser um conteúdo mais fácil de ser compreendido, já que possibilita que seja absorvido em qualquer lugar e a qualquer hora.

– E-mail marketing

Uma ferramenta para disseminar conteúdos, como blog posts, redes sociais, e-books, vídeos, podcasts, além de promoções e informações. Não esqueça de pensar em uma boa régua de relacionamento.

– Conteúdo em Mídias Sociais

As mídias sociais promovem um contato direto com a sua audiência, de forma personalizada e humanizada. É por lá que você performará aquele marketing que conquista, emocionando e, muitas vezes, fidelizando – gerando uma boa imagem da sua marca.

Pense na estratégia

Importante destacar que a metodologia do inbound marketing deve ser praticada seguindo uma sequência lógica de etapas. São elas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Para cada etapa, conteúdos específicos devem ser enviados de acordo com o resultado que se quer alcançar. 

Transformar o visitante de um site em lead e, após isso, conduzi-lo através de um funil de vendas até que ele chegue ao estágio de cliente é o grande desafio do Inbound Marketing. A grande sacada é enxergar os clientes e o que eles precisam, para que assim consiga chegar até eles da melhor forma e atraí-los para a sua empresa/serviço. 

Mas, como nem todos os consumidores são iguais, você precisa saber como conversar com eles de forma diferente em cada etapa do funil. E, a partir de cada análise de resultados, é possível desenhar novas estratégias e aperfeiçoá-las, sempre buscando atrair mais clientes em diferentes etapas do funil de vendas. 

Gostou desse post e quer mais informações sobre o assunto? Entre em contato com a gente e conheça o serviço de Inbound Marketing oferecido pela Digital Business.

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