CONTEÚDO EM VÍDEO: POR QUE E COMO APOSTAR NESSE FORMATO

Por Rafaele Silva – Analista de Marketing e Conteúdo na Digital Business

Os vídeos não são mais o futuro da produção de conteúdo, mas o presente. Com a pandemia e o isolamento social, a produção de conteúdo ganhou ainda mais força, e o usuário possui ainda mais poder de decisão e cobra qualidade e relevância em tudo que ele consome na internet.

Mas quando falamos em produção de conteúdo, o caminho comum é levar para criação de blog posts, redes sociais ou qualquer outro formato de conteúdo em texto. Porém, os vídeos e animações fazem parte deste universo, e devem ser muito bem explorados e aliados a outros tipos de conteúdos.

Por que não utilizar um vídeo dentro de um blog post, podendo ser um anexo do conteúdo ou como um resumo? Muitas vezes, texto e vídeo juntos podem ajudar na decisão de compra ou, até mesmo, no entendimento do conteúdo, tornando-o mais didático. A produção de conteúdo em vídeo tem ainda uma grande vantagem: é compatível com diversos dispositivos e pode ser divulgado em várias plataformas, como YouTube, Facebook, Instagram, sites, entre outros.

Vídeos chamam mais atenção e ajudam no processo de decisão

Segundo a 3M Corporatione a Zabisco, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais e processadas 60.000 vezes mais rapidamente do que os textos. Ou seja, os vídeos ganham quando se fala de prender a atenção do usuário. Por isso, ajudam em diversas funções, como na tomada de decisão.

De acordo com o Think with Google, os vídeos on-line capacitam as pessoas a agirem e podem estar presentes em todas as etapas da jornada de compra. Mais de 50% dos compradores afirmam que vídeos on-line os ajudaram a decidir qual produto específico comprar, ou tornaram a decisão de compra mais fácil.

E eles também podem servir para aprender novas habilidades. 4 em 5 pessoas entrevistadas afirmaram que o vídeo os ajudou a reduzir o stress ou aprender algo novo, seja por hobby ou por cunho profissional. Ou seja, os vídeos também podem ser estratégias de entretenimento, mas que tenham ligação com a sua marca/produto. Afinal, diversão pode gerar afeição e lembrança, certo?

Então, vamos para dicas práticas de como produzir um bom vídeo?

1. Pense bem no conteúdo e como aplicá-lo em vídeo

A estética de um vídeo é fundamental, mas é o conteúdo que converterá o cliente. Por isso, pense que o conteúdo de um vídeo é diferente do conteúdo de uma peça estática. Ele deve ser dinâmico, de fácil compreensão, objetivo e claro. É fundamental também pensar no tempo de leitura de cada frase e como ela será lida em movimento. Pense sempre em explorar legendas nos vídeos para internet, principalmente se forem para redes sociais. A maioria dos usuários vê os vídeos sem som.

2. Menos é mais

Sabemos que o usuário de internet não mantém sua atenção por muito tempo. Com o bombardeio de conteúdos que somos atingidos todos os dias, é fundamental ir direto ao ponto. Por isso, evite fazer vídeos muito longos e, se não tiver como, tente mantê-lo o mais didático e agradável possível. Se precisar colocar mais informações, opte por incluir links que direcionam para outras páginas, como blog posts ou Landing Pages.

3. Emoção é fundamental

Rir, fazer pensar, expectativa. Cada vídeo precisa despertar algum tipo de emoção no espectador. Afinal, é através dela que os vídeos despertam curiosidade. Pense sempre que tipo de emoção você pode despertar na sua persona e tente aplicar ao roteiro/vídeo, sem ser dramático demais. Foque nas imagens de impacto e nos textos de ação.

4. Chamada para ação!

Falando em ação, nunca podemos esquecer do Call to Action, ou CTA. Não podemos esquecer que o objetivo do seu vídeo é converter, e isso deve levar ao seu site, seu e-commerce ou até mesmo para um conteúdo mais elaborado, como um blog ou e-book. Por isso, escolha bem seu CTA para que seu vídeo traga mais resultados.

5. Conte com a ajuda da Digital Business

Somos especialistas em produção digital, como vídeos e animações. Podemos criar a melhor estratégia, roteiro, fazer toda a produção e ainda ajudar a publicá-lo para ter a melhor performance. Veja nosso portfólio e entre em contato.

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixar um comentário

15 + vinte =