Martech: entenda o que é e por que você precisa apostar nessa estratégia

Por Fernanda Morais – Head de SEO na Digital Business

Estamos vivendo uma transformação digital em um ritmo cada vez mais acelerado. O avanço da tecnologia traz novas oportunidades para as empresas e, consequentemente, também torna o mercado altamente competitivo. 

Nesse cenário, surgem novas ferramentas e softwares de marketing digital, como plataformas de automação, de coleta de dados, gerenciamento de redes sociais, entre outras. Utilizar estas tecnologias se tornou indispensável para as organizações desenvolverem suas estratégias de marketing e vendas.

Logo, aumenta a necessidade por empresas e profissionais de marketing que dominem tecnicamente as ferramentas digitais, ao mesmo tempo que saibam analisar e gerenciar seus dados. É aí que surge  o termo “martech”.

Afinal, o que é Martech?

O termo “martech” é resultado da junção das palavras “marketing” e “tecnologia” e é utilizado para se referir a empresas, ferramentas e estratégias de marketing que se utilizam da tecnologia para criar campanhas mais inteligentes, automatizar processos e atingir resultados. 

A iniciativa partiu de startups, com a ideia de otimizar projetos e ações alinhados ao marketing digital. Com a ajuda da tecnologia, as startups buscam auxiliar e solucionar variados tipos de problemas, potencializar resultados, garantir um melhor retorno sobre o investimento, aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com clientes.

As soluções se baseiam em conceitos de big data,  inteligência artificial, integração de dados, automação de processos, entre outras características que possibilitam otimizar as campanhas de marketing.  Logo, podemos afirmar que a metodologia Martech se fundamenta no conceito de Business Intelligence.

Qual a importância de uma Martech?

Com as constantes mudanças nos hábitos de consumo e com clientes mais informados e exigentes, há a necessidade de se modificar a todo momento. Cada vez mais as empresas precisam se incluir no contexto tecnológico.  

No marketing digital, diariamente são utilizadas diversas ferramentas que auxiliam no trabalho. São plataformas de redes sociais, programas de análise de números, de sites, imagens, entre outros. 

As Martechs são grandes aliadas para a tomada de decisões, desenvolvimento de estratégias, definição de metas, execução de campanhas e mensuração de resultados.

Para isso, a metodologia Martech se utiliza da integração de plataformas e dados para análise de comportamento do usuário e cliente, com o objetivo de traçar estratégias e campanhas mais inteligentes e personalizadas.

A contribuição da Martech para criação de conteúdo

O principal desafio do marketing sempre foi criar a mensagem certa, para atingir a pessoa certa, no momento certo.  Afinal, de nada adianta um site possuir um alto volume de acessos, mas não realizar vendas. Portanto, é preciso atrair tráfego qualificado. Mas como fazer isso?


No contexto atual, em que a competitividade está cada vez mais acirrada e que as pessoas são bombardeadas por informações a todo instante, mais do que nunca é preciso entender o comportamento do usuário. 

As empresas Martech têm o propósito, justamente, de aproveitar a riquíssima base de dados dessas ferramentas para criar conteúdo de valor, campanhas direcionadas, otimizar processos de trabalho e potencializar resultados.

Ferramentas Martech

Há diversas ferramentas úteis para a produção e gerenciamento de conteúdo com o objetivo de conquistar novos leads e guiá-los através do funil de vendas. Elas disponibilizam recursos voltados para as principais facetas do marketing digital: SEO, social media, inbound marketing, e-mail marketing e  busca paga.

As ferramentas de SEO, por exemplo, podem ser utilizadas para coletar dados sobre palavras-chave, ranqueamento e concorrentes, entre outros. Dessa forma, contribuem para guiar a estratégia de conteúdo para o site da empresa com o objetivo de melhorar a sua classificação orgânica nos mecanismos de busca e atrair um tráfego qualificado.

Existem inúmeras plataformas disponíveis para a criação e gerenciamento de conteúdos de sites, blogs, redes sociais e e-mail marketing. Elas também possibilitam a automatização de diversas ações, contribuindo para a otimização de processos e ganho de produtividade. 

A empresa e o profissional Martech

É claro que, para realmente aproveitar os recursos tecnológicos, é preciso contar com profissionais que, além de saberem operar as ferramentas, também possuam uma capacidade analítica avançada.

A internet proporciona aos negócios uma base de dados riquíssimas a ser explorada. Mas tantos números só podem ser transformados em oportunidades se, quem estiver com eles em mãos, souber interpretá-los. Por isso, as empresas precisam contar com parceiros especializados. 

O marketing se molda cada dia mais ao contexto tecnológico. Neste cenário, é necessário estar em constante evolução e se adequar às mudanças. As Martechs surgem como uma maneira promissora de melhorar a experiência do cliente e impulsionar os resultados da empresa. 

E aí, a sua empresa já está aproveitando os recursos tecnológicos para fazer um trabalho de marketing mais eficiente?

A Digital Business é especialista em produção de conteúdo digital nos mais variados formatos e mídias, aliado a um trabalho de inteligência e performance. Que tal trocar uma ideia com a gente?

Entre em contato! 😉

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixar um comentário

4 × um =