“O homem brasileiro precisa se tornar consciente da sua saúde e da necessidade de fazer avaliação periódica com seu médico”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Sebastião Westphal.
O medo e o preconceito ainda são as principais barreiras para a conscientização sobre o câncer de próstata. No imaginário de todo homem, o exame de toque persiste como algo prejudicial à sua masculinidade.
Contudo, ele é essencial para um diagnóstico precoce. Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames, que podem detectar esse tipo de câncer em estágio inicial, muitos homens com idade avançada ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento.
“O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata”, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Como a campanha surgiu
Em 1999, na Austrália, um grupo, que frequentava o mesmo pub, deixou o bigode crescer durante todo o mês, com o intuito de apoiar a conscientização da saúde masculina e arrecadar fundos que seriam doados para instituições de caridade.
Por esse motivo, naquele país e em parte do mundo, a campanha ficou conhecida como Movember (moustache+november, ou bigode + novembro). No Brasil, a campanha foi criada, em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Certamente é uma das maiores campanhas sobre saúde do homem no país, inspirada no movimento australiano.
Prevenção
O único modo de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Independentemente do aparecimento de alguns sintomas, como vontade constante de urinar, dores no corpo e durante as relações sexuais, sangue na urina ou no sêmen, entre outros, ou mesmo na ausência deles, é importante agendar uma consulta com o urologista.
O Inca e a SBU aconselham que os homens procurem seus médicos a partir dos 40 anos, se estiverem enquadrados dentro dos fatores de risco (hereditariedade, obesidade e raça); ou a partir dos 50 anos sem esses fatores.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente por alterações percebidas pelo toque retal, o que reforça a necessidade de fazer esse exame. Em caso de suspeita de câncer, exames complementares podem ser solicitados, como biópsias, etc.
“O principal fator para manter altas as taxas de cura é o diagnóstico precoce, com os exames de rastreamento, e o câncer de próstata é um dos cânceres mais curáveis que existem”, ressalta o oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer (IVOC).
Mitos
- Esse tipo de câncer só ocorre em pessoas idosas
- Exame de toque é o único que existe para detectar o câncer de próstata
- Próstata aumentada sempre significa câncer
- Ter PSA alto já significa câncer
- O câncer de próstata gera impotência sexual
- Exame de toque é doloroso e demorado
- Fazer vasectomia aumenta o risco de câncer
- O tratamento do câncer sempre causa impotência
Verdades
- O câncer de próstata tem cura
- O exame de toque é essencial e realmente necessário
- Histórico de câncer na família aumenta o risco
- Sementes de abóbora reduzem o risco de câncer
- Dietas com excesso de gordura e de carboidrato devem sair do cardápio
- Tabagismo e bebidas alcoólicas devem ser evitados
- Alimentação baseada em frutas, legumes, vegetais é recomendado
- Prática de exercícios físicos e o combate à obesidade são primordiais
Dados preocupantes
21% da população masculina do nosso país considera que o exame “não é coisa de homem”.
32%, do total dos entrevistados, desconhecem os sintomas do câncer de próstata.
38%, dos homens acima dos 60 anos, que se enquadram na faixa de maior risco de manifestar a doença, julgam que o exame “não é necessário”.
48% do total de homens entrevistados em uma pesquisa não fazem o exame por causa do machismo.
Os dados demonstram o tamanho do preconceito e da desinformação, além da falta de conscientização sobre a doença. São barreiras a serem vencidas.
Mulheres ajudando na conscientização
As campanhas de marketing sabem do poder de influência da mulher em vários aspectos e, principalmente, no momento de qualquer tomada de decisão importante, e levam isso muito a sério na hora de fazer a publicidade sobre esse assunto delicado. Já faz parte do DNA feminino o cuidado com a sua saúde e com a dos seus familiares e amigos.
Quando o tema é doença e médico, o homem ainda reluta muito em encarar os problemas, envolvendo essa área. Preferem esconder os seus medos e preconceitos atrás de brincadeiras, memes e piadas quando o assunto é o exame de toque. Nesse sentido, para uma conscientização maior, a contribuição da mulher, como esposa, amiga, mãe, filha é muito importante.
Apesar do medo e do grande preconceito envolvendo a questão, não se pode negar que já existe, por parte de uma parcela de homens, uma conscientização maior sobre doenças masculinas e suas prevenções e consequências. Todavia, a grande maioria ainda precisa ser literalmente “empurrada” para que procurem um médico e façam o diagnóstico precoce.
Digital Business
Preocupada sempre com o bem-estar de seus colaboradores, a Digital Business resolveu trazer essas informações importantes, a fim de incentivar o autocuidado, os exames preventivos e uma reavaliação dos preconceitos acerca da saúde masculina.
A empresa alerta que a campanha do Instituto Lado a Lado, que este ano escolheu o tema #azultitude, tem o objetivo de fazer com que todos os homens tornem-se protagonistas da sua saúde, cuidando dela de maneira integral. Ressalta ainda que o diagnóstico precoce, a prevenção e tratamentos bem-sucedidos são a chave para frear a estatística de quase 16 mil mortes ao ano causadas pela doença.
E você, como tem cuidado da sua saúde? Visite seu médico regularmente e troque uma ideia sobre os exames preventivos e aumente as chances de cura em caso de um diagnóstico positivo para a doença.
Lembre-se, a prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas!
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