Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, o movimento chegou em 2008, e, entre a população masculina, o tumor de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer, fazendo uma vítima fatal a cada 36 homens. Quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura. No entanto, como o diagnóstico envolve o toque retal, um exame que ainda é cercado de polêmicas, muitos homens relutam em realizá-lo em função do preconceito. Nesse sentido, um dos objetivos do Novembro Azul é justamente quebrar esses tabus e conscientizar a população masculina de que os cuidados com a saúde devem ser colocados acima dessas questões.

O que você precisa saber





Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A doença lidera o ranking brasileiro na distribuição proporcional de tipos de câncer entre os homens, com 31,7% dos casos novos e 13,4% no ranking de mortalidade por câncer em homens. A taxa de mortalidade foi de 15,25 óbitos para cada 100.000 homens, em 2017, diante de uma estimativa de taxa de incidência de 66,12 em 2019. Esses números confirmam que o câncer de próstata é o mais frequente no Brasil, mas não tem mortalidade alta, se comparado a outros tipos de câncer.

Prevenção e diagnóstico precoce





  • Idade – é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos;
  • Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos – fatores hereditários, maus hábitos alimentares ou estilo de vida de risco;
  • Excesso de gordura corporal – aumenta o risco de câncer de próstata avançado;
  • Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sangue na urina.

Na maior parte das vezes, esses sintomas estão associados ao aumento da próstata e não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Quem de nós





Muitas empresas participam da conscientização do Novembro Azul e a Digital Business faz parte dessa mobilização, planejando ações de divulgação sobre o assunto. Neste ano, conversamos com colegas que tiveram alguma experiência com a doença. A partir da busca por esses depoimentos, iniciamos a nossa sensibilização, afinal, conhecer a perspectiva de quem viveu essa batalha, desperta-nos para tudo o que o Novembro Azul representa.

“Meu pai, aos 72 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de próstata. Graças à sua cultura de realizar os exames preventivos anuais, desde os seus 45 anos, ele conseguiu diagnosticar a doença em seu estágio inicial e, com isso, realizar o tratamento adequado que permitiu a sua cura.” Ricardo Abel – CEO da Digital Business.

Depoimentos sobre doenças sempre são impactantes, especialmente, quando ocorrem com pessoas que estão muito próximas de nós. Por essa razão, a Digital Business faz um alerta para que a população masculina cuide de sua saúde, faça seus exames de rotina com orientação médica, tenha hábitos saudáveis, pratique alguma atividade física e controle o seu peso.

A prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas!

No vídeo, promovemos uma entrevista entre nossos colaboradores para falar sobre cuidado, participação e prevenção. Confira:

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixar um comentário

quinze − 10 =