Produtividade em tempos de home office

Em tempos de home office se manter produtivo não é uma tarefa simples, principalmente para quem estava acostumado a pegar o carro todos os dias, ir até o escritório, encontrar os colegas de trabalho, conversar, fazer reuniões, concluir tarefas, e tudo que envolvia o “antigo normal”.

Escrevendo esse artigo, um filme passa pela minha cabeça. Era uma rotina bem marcada, com checkpoints que davam uma certa característica aos meus dias. Um deles, do qual eu sinto mais falta, é o de pegar o carro de manhã e ir para o trabalho. Naquele trajeto, eu já ia mentalmente organizando os primeiros passos do dia e ouvindo as notícias no rádio. Ao chegar ao trabalho, dava bom dia aos amigos e já combinávamos as primeiras tratativas do dia e tudo se iniciava.

Hoje, muitos de nós acordam, tomam um café e ligam o computador. Sem sair de casa, sem ver os colegas. Além disso, manter a produtividade em casa é muito complicado, pois você descansa e trabalha no mesmo ambiente.

Estabeleça um ritual matinal.

Mesmo trabalhando em casa, eu tenho um ritual para “virar a chave”. Na prática, eu tento recriar alguns dos passos que seguia antes da pandemia. 

Arrumar a sua cama, desfrutar de um café da manhã, tomar um banho e colocar roupas confortáveis e limpas pode ser uma boa ideia. Ao arrumar a sua cama, você já começa o dia com a sua primeira tarefa concluída, alimenta-se para ter energia e prepara o seu corpo para o dia que virá.

Deixe tudo pronto para começar a trabalhar.

Depois do seu ritual matinal, prepare a sua estação de trabalho. Deixe água, um relógio, caderno de anotações, cabos e outros itens que você pode precisar. Procure manter o local limpo e organizado com tudo o que você precisa à sua vista, isso é importante para evitar interrupções.

Outro ponto importante, que entra nessa categoria: organize a sua pauta diária antes de começar a trabalhar. Logicamente que coisas urgentes e inesperadas poderão acontecer ao longo do dia, portanto, faça um plano diário que tenha espaço para isso.

Tenha disciplina com você e com os seus horários. 

Estabeleça o seu período para trabalhar, fazer exercícios, conversar com amigos e familiares, estudar e ter um lazer. O fato de estar trabalhando em casa não significa que a sua vida se resume a isso. No início da pandemia, li o livro “Endurance: um ano no espaço”, do astronauta Scott Kelly. É notório que o período de isolamento no espaço torna-se um desafio de grandes proporções para os seres humanos, afinal, não há gravidade e todo o sistema de suporte à vida precisa ser constantemente revisado e observado. Um ambiente hostil, para o qual os astronautas treinam durante anos. 

Na estação espacial, as pessoas quase não têm tempo para nada além da agenda diária, organizada pelo comando na Terra. Todas as atividades estão relacionadas com trabalho, pesquisa, exercícios, alimentação e descanso. E tudo isso, em um ciclo rígido, quase militar.

Recomendo que você seja rígido com os seus horários e com aquilo que planejou. Não dependa de motivação, pois ela é temporária. Seja disciplinado, acorde no mesmo horário, inclusive nos fins de semana, e estabeleça novos hábitos gradualmente. Se você quer acordar cedo e fazer exercícios todos os dias, primeiro, acostume-se a acordar cedo. Depois, inclua as suas atividades físicas nessa rotina, afinal, algumas mudanças precisam acontecer, respeitando-se os limites e a individualidade.

Adicione intervalos rápidos. 

Trabalhar muito tempo sentado, na mesma posição, pode gerar desconforto. Portanto, adicione intervalos às suas atividades. 

Quando eu trabalho, faço uma adaptação da técnica Pomodoro, que consiste em incluir pequenos intervalos durante o período de trabalho. A cada 30 minutos de trabalho, eu descanso 5. O segredo é passar o tempo de produção com uma concentração máxima na sua atividade, sem WhatsApp, sem redes sociais, sem celular, e depois, nos 5 minutos livres, você pode sair da sua estação de trabalho, olhar uma ou outra notificação, antes de voltar ao trabalho. 

A técnica Pomodoro recomenda que, depois de alguns ciclos, você faça um intervalo maior, de 30 min, por exemplo. Eu geralmente deixo esses intervalos maiores para a hora do almoço e para o meio da tarde, lá pelas 15 horas.

Se não mora sozinho, converse com os seus familiares sobre os seus horários. 

Durante os seus intervalos ou até mesmo o tempo de produção, os seus familiares podem lhe abordar com pedidos rotineiros ou mesmo para um bate-papo rápido. A solução é que, dentro da sua rotina, você tenha um tempo para a sua família. Pode ser um almoço para colocar as novidades em dia, um café da tarde ou mesmo à noite um filme, brincar com os filhos, etc. Também recomendo conversar com eles sobre isso, expor que, no horário de trabalho, você precisa se concentrar e vai deixar toda a interação familiar para os períodos combinados. 

Tenha um espaço para trabalhar, mas mude às vezes (só às vezes). 

Quando eu trabalhava no escritório, às vezes, tinha uma espécie de improdutividade na minha estação. Não era frequente, mas acontecia. Nesses casos, eu procurava sentar em outro espaço, mudava o meu local de trabalho temporariamente (um dia ou turno) e resolvia. 

Em casa, eu tenho um espaço de trabalho e, às vezes, acontece a mesma coisa. Então,eu mudo temporariamente para outro local, como o sofá da sala, por exemplo. Percebi que, por não ser um local ideal para trabalhar, o conforto temporário supre a necessidade da mudança, mas, ao mesmo tempo, pede o retorno para a estação de trabalho permanente, o que é bom. É o suficiente para arejar a produção.

Cuide da sua saúde física e mental.

Pratique exercícios físicos, pois, além de fazer bem para a sua saúde física e mental e aumentar a sua imunidade, eles colaboram para que você fique muito mais disposto. As semanas, nas quais eu pratico atividades físicas todos os dias, são extremamente produtivas, além de colaborarem para o meu processo criativo no trabalho.

Se você está isolado por causa da pandemia e não tem visto amigos e familiares, converse com eles por telefone, por chamadas de vídeo, mensagens, etc. Isso é extremamente importante para manter a sua saúde mental.

E você, qual a sua receita para ser produtivo e tirar o máximo do seu dia?

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

14 + um =