Por Erick Formaggio – CDO da Digital Business
Você já parou para pensar quais são os erros que prejudicam a confiabilidade do seu site frente ao cliente? Neste texto, vou enumerar alguns deles, e mostrar como você pode evitar que eles venham a prejudicar a reputação do seu site aos olhos dos mecanismos de busca ou interferir negativamente na medição de resultados.
Protocolos de erros e páginas personalizadas
É um erro encontrado com frequência. Muitas vezes a equipe que desenvolve o site se preocupa com layout e programação, mas esquece das mensagens de erro. Aquelas que colaboram para que o cliente possa se recuperar de um problema.
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Alguns servidores já possuem configurações padrão para erros 404, 503, dentre outros, importantes para ajudar quem está navegando em seu site se recuperar de um problema. O que recomendamos é a personalização dessas páginas. Por exemplo, um cliente pode clicar em uma URL de um anúncio seu, mas o link pode estar quebrado. O que vai acontecer então? Ele deve receber uma mensagem com opções do que fazer.
Para auxiliar nessa tarefa, consulte a lista completa de códigos de status HTTP e personalize aqueles que colaboram para ajudar o seu cliente a se recuperar de um problema no site.
Servidores com baixo uptime
Uptime significa o tempo que o servidor de hospedagem fica no ar, ou seja, o tempo que seu site está carregando normalmente. O tempo de um site fora do ar é chamado downtime.
Assim, um site que não cai terá uptime de 100%. Conforme a quantidade de vezes que ele cai, o uptime vai caindo também. Isso é especialmente ruim porque dá uma característica de amadorismo ao seu negócio. Imagine, o cliente entrando em seu site neste momento. Faça-se a seguinte pergunta: há motivos para o Google posicionar de forma relevante as páginas de um site que está sempre fora do ar?
Uma ferramenta bacana para monitorar o uptime do seu servidor/site é o UptimeRobot. Fuja desse tipo de problema!
Páginas lentas demais
O site está lento e demora para carregar os elementos das páginas? Seguramente podem existir problemas de elementos carregados no HTML que, por conseqüência, atrasam o download de toda a página.
Você pode usar o webpagetest.org para testar a velocidade das suas páginas e verificar os itens que mais “pesam” na hora do carregamento.
Sitemap.xml sem URL absoluta
É um problema de fácil resolução, mas como garantir que todas as URLs do site sejam indexadas? O que acontece é que em alguns casos chegamos a encontrar mensagens de erro do Google, ao tentar validar o o sitemaps.xml onde em sua estrutura a URL de páginas e produtos não era absoluta.
Mas como assim?
Pense que a anatomia de uma URL absoluta consiste em algumas partes que formam uma estrutura lógica. Por exemplo: http://www.exemplo.com.br/loja/tv
- http:// – Protocolo
- www – World Wide Web
- Exemplo – Domínio
- .com – Top level domain (TLD)
- .br – Código do país (TLD)
- /loja – Pasta
- /tv – Página
A URL no sitemap precisa ter todos esses elementos. Ou seja, temos aí a URL absoluta e não uma parte dela somente.
Declaração recomendada de uma url no sitemap.xml:
<url><loc>http://www.exemplo.com.br/pagina1</loc></url>
Declaração em que podem ocorrer erros:
<url><loc>/pagina1</loc></url>
Ou seja, nos casos onde encontramos erros, o desenvolvedor fez com que seu sistema ignorasse protocolo e domínio. Quer saber mais sobre sitemap.xml ? Acesse Sitemaps.org e confira instruções completas sobre como construí-lo da forma correta.
Tagueamento quebrado
Trata-se de um problema que afeta diretamente a medição de resultados. Às vezes, por questões que envolvem: o modelo de inserção de tags no site, particularidades programáticas de plataformas, entre outros problemas, o tagueamento básico de Google Analytics, Google Search Console para de funcionar.
Há um plugin bem bacana que ajuda você nessa questão, é o Google Tag Assistant. Ele ajuda você a verificar a utilização das tags básicas do Google em seu site.
E você? Já se deparou com mais algum problema que considera importante?