Black Friday e Marketing Digital: estratégias importantes

O nome Black Friday surgiu no interior da Filadélfia, nos Estados Unidos, quando turistas teriam invadido uma cidade para aproveitar as promoções do comércio local após o Dia de Ação de Graças. Como consequência dos tumultos gerados, as autoridades locais passaram a chamar, esse ocorrido, de “Black Friday”.

No Brasil

Em terras tupiniquins, a Black Friday virou sinônimo de faturamento bilionário, ganhando mais força a partir de 2012. É considerada a segunda data de maior importância em volume de vendas, só perdendo para o Natal. Na verdade, pode ser considerada um “esquenta” para as vendas de fim de ano.

É realizada sempre na última sexta-feira de novembro, mas a movimentação de vendas, com referência à data, é realizada durante todo o mês. Neste ano, será no dia 25 de novembro em meio a realização da Copa do Mundo.

Black fraude?

Ainda nos primeiros anos do evento, existiam algumas empresas que literalmente dobravam seus preços para dar descontos na data, o que acabou se tornando um tiro no pé com memes e a pecha de “black fraude”, “tudo pela metade do dobro”. Mesmo com os descontos ofertados, o preço ainda ficava mais alto que o praticado anteriormente à data.

Com a transformação digital ganhando força, com as vendas on-line aumentando muito, os consumidores ficaram mais exigentes, mais ligados. Consultam mais e conferem preços e ofertas realmente tentadoras, buscando empresas que ofereçam descontos reais e que sejam idôneas e seguras.

As oportunidades do período

Mesmo com a retomada do presencial, pós-pandemia da Covid-19, o e-commerce deve englobar o maior volume de vendas na Black Friday deste ano. De acordo com pesquisas, cerca de 70% dos brasileiros compraram na BF de 2021. Destes, 82% declararam ter comprado produtos on-line.

Para este ano, há uma expectativa de aumento de 8%, em relação ao ano passado. Um em cada dois consumidores pesquisam os seus produtos de interesse com mais de um mês de antecedência e priorizam o frete grátis, seguido da disponibilidade de produtos, disponibilidade de marcas, facilidade de comparar produtos e compra segura.

Veja alguns insights sobre o consumidor e dados importantes:

64% ressaltam que os pontos-chave, na decisão de compra, são a publicidade, os descontosde produtos e as marcas.

69% dos consumidores fizeram algum tipo de compra por meio de um anúncio personalizado nas redes sociais.

72% dos consumidores, durante um dia de megapromoções, fizeram uma compra inesperada.

75% dos usuários de internet brasileiros são favoráveis às propagandas digitais, haja vista as altas taxas de cliques (68%) e a conversão de vendas (41%) entre aqueles que clicaram.

80% a 90% dos consumidores afirmam que farão compras on-line na Black Friday deste ano.

Serviços e clientes da Digital Business

Os dados e os percentuais acima mencionados são muito otimistas. Com base neles, ajudamos a aumentar o faturamento de empresas durante a Black Friday. Inovação e transformação fazem parte do nosso DNA.

Somos uma empresa 100% digital e oferecemos uma gama de serviços como: arte e criação; campanhas de mídia; vídeos; display; produção para as redes sociais, produção de conteúdo; SEO e performance, além de Análise e BI.

Empresas como: wemobi, Publicis, P&G, Wundermann Thompson, Klash X, Fbiz, Tech And Soul, Dentsu, Vati Rocks, P&G, CP+B, são alguns clientes que contam com a nossa expertise e os nossos serviços especialmente neste período do ano, ainda mais em 2022, ano de Copa do Mundo.

Uma boa estratégia de marketing digital

Está dada a largada para as ofertas da Black Friday 2022 e os consumidores já estão de olho em tudo, pesquisando muito e avaliando ofertas reais. A fim de atrair clientes, para o site de sua empresa e dar aquele “match” com o consumidor, é fundamental pensar em anúncios que tenham uma boa estratégia de marketing digital.

Não basta ter só boas ofertas, é preciso entender o que o seu cliente está buscando e, talvez o mais importante, como chegar até ele. Nesse sentido, o marketing digital é um grande aliado por ser mais econômico e eficiente. E a Digital Business, com a sua vasta experiência nessa área digital, contribui para uma estratégia de vendas mais assertiva.

Como vamos ajudar a sua empresa

  • Produção Expressa, ou PEX, com uma equipe plural e empenhada de profissionais qualificados, que trabalha em regime full time, em três turnos, fins de semana, a fim de atender todas as demandas dos clientes, produzindo peças nos mais diferentes formatos (estáticas, animações, vídeos, landing pages, e-mail marketing, produção de conteúdo para todos os canais, etc.) 
  • Planejamento de estratégia e divulgação, com a análise de dados, com a elaboração de objetivos, verificação de recursos financeiros, do público-alvo e dos canais de veiculação adequados para o seu produto.
  • Segmentação do seu público em potencial e direcionamento do seu anúncio para o tipo de formato; para o tipo de dispositivo (celular, tablet, notebooks e desktops, entre outros.); para o tipo de plataforma (Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, WhatsApp, YouTube, etc.); escolhendo a estratégia mais eficaz para gerar o melhor resultado com base na campanha de marketing digital da empresa.
  • Impulsionamento da sua marca, definindo o alcance e o posicionamento desejado para marcar e registrar na mente do consumidor.
  • Geração de engajamento das suas publicações, ou seja, curtidas, compartilhamento e comentários para que as pessoas visitem a sua página, comprem ou apenas conheçam seus produtos com possível fidelização desses consumidores.
  • Geração de cadastros para a captação de leads, bem como a mensuração de resultados para compreender melhor o impacto dos seus anúncios.

Junte-se ao nosso movimento

A Black Friday é considerada o principal evento do varejo digital e, certamente, a disputa por um lugar ao sol, nas vendas, é bastante acirrada. Dentro desse cenário, o marketing digital fará toda a diferença como ferramenta para destacar a empresa e alcançar aquele consumidor do seu tipo de produto. O sucesso de vendas on-line está diretamente atrelado a campanhas e anúncios eficientes. 

Antecipe-se! A Black Friday, a Copa do Mundo e as festas de fim de ano já estão batendo na porta. E a sua empresa? Está realmente preparada para lidar com todos esses importantes eventos?

Faça parceria com quem entende do assunto e tenha melhores resultados com aumento de faturamento. Conheça o nosso trabalho e junte-se ao nosso movimento. Aguardamos seu contato!

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