TRAMONTINA GURU – Um case de sucesso da Digital Business

Projeto – Experiência do usuário e design

Tramontina

A história de uma das maiores empresas do mundo começou em uma pequena ferraria fundada, em 1911, no sul do Brasil. Atualmente, conta com nove unidades fabris, mais de 10.000 funcionários e exporta para mais de 120 países. Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente para tornar a vida das pessoas cada vez melhor. Um esforço que se traduz em mais de 22 mil itens com propósitos e especificações distintas, mas com crenças e valores de uma marca única. 

Cooktop Guru

Sempre preocupada em inovar e incorporar tecnologia de ponta a seus produtos, para tornar o dia a dia dos seus consumidores mais fácil, a Tramontina desenvolveu um cooktop por indução para quem desejasse aprimorar seus dotes culinários e vivenciar novas experiências na cozinha. Só que não poderia ser um simples cooktop, ele precisava ser único. Nascia, assim, o Tramontina Guru, um cooktop smart: inteligente e conectado, que permite a interação e o controle via aplicativo. Mais que poder cozinhar com ele, o próprio aparelho é que guia e conduz o cozinheiro, orientando e seguindo as etapas das receitas.

O trabalho da Digital Business

A Digital Business foi chamada pela equipe de engenharia da Tramontina para auxiliar na experiência como um todo: não só para desenhar o aplicativo do cooktop, mas, também, para aperfeiçoar toda a sua interação e utilização, incluindo a melhoria visual e de usabilidade do próprio aparelho. Era necessário que a experiência fosse única, desde ligar o cooktop e acessar o aplicativo até preparar e finalizar as receitas. Isso incluiu pesquisa, entrevistas, análise do produto em si, realização de foccus groups, descobertas e definição de personas, experiência do usuário e design.

O passo a passo

  • Aula inaugural – Entendemos que seria importante contextualizar a área técnica da Tramontina e resolvemos dar uma “aula inicial”, falar sobre o nosso trabalho, sobre a cultura do UX, explicar o conceito de usabilidade. Era uma questão não só de user experience, mas também de customer e business experience. A aula explicativa e o consequente alinhamento de conteúdo foram fundamentais para que eles conseguissem entender muitos dos conceitos que foram utilizados no decorrer de todo o projeto;
  • Construção de uma matriz CSD para categorizar nosso conhecimento sobre o produto;
  • Google Trends – Como o consumidor procura por esse tipo de equipamento. Essa pesquisa buscou identificar possíveis oportunidades e tendências;
  • Jornada do usuário – Com base no que se estudou e se coletou de material, bem como de alguns vídeos que a Tramontina enviou sobre a usabilidade do aparelho, testada fisicamente com consumidores finais, partiu-se para um update mais definitivo sobre o produto, que serviu para mostrar para que tipo de usuário este produto se destinava, qual a dor deste usuário. Com a jornada do usuário mapeada, descobriu-se uma série de oportunidades de venda, de aplicativo, etc;
  • Apresentação dos Sprints; 
  • Teste físico dos aparelhos – Necessidade de observar um aparelho de um concorrente e fazer testes tanto com o aparelho do concorrente quanto com o protótipo da empresa. Os testes foram feitos no laboratório da Tramontina;
  • Desenho do aplicativo Fluxo de navegação, categorização de conteúdo, desenho de cada etapa, criação do conceito visual, teste técnico e aprovação de fluxo de navegação e o UI final.
  • Definição da navegação do menu do aparelho – Além da interface gráfica, ajudamos com a interface dos menus, display e dos sons, ou seja, a experiência de uso como um todo.
  • Lançamento.

Time de UX e UI 

Nosso time de UX e UI trabalhou ativamente em conjunto com as equipes envolvidas no projeto – do cliente e de empresas terceiras – e chegou a um resultado surpreendente, em mais de 600 horas de projeto. Foram aproximadamente 200 telas desenhadas para o aplicativo, além de insights, aspectos e guides visuais, que foram aproveitados pela Tramontina em diferentes locais: na landing page, na divulgação, na concepção visual do próprio produto e, até mesmo, no menu do cooktop, com todos os seus botões, funções e etapas. Tudo desenvolvido e desenhado pela equipe Digital Business.

“Fizemos a experiência completa do usuário, que pode navegar desde receitas simples até as mais complexas. O resultado foi um produto smart que transforma em chef, aquele usuário que não sabe cozinhar.”

Rafael Bennet – Head de UX da Digital Business

Tramontina Guru

Para otimizar as tarefas na cozinha, foi criado o primeiro cooktop inteligente do Brasil que tem, na conectividade, a sua característica central. Projetado para os sistemas Android e iOS, o Tramontina Guru tem controle de tempo de cozimento, sensor de temperatura e de potência, além de uma balança integrada para a medição das quantidades corretas dos ingredientes das 150 receitas exclusivas, guiando, por vídeo e texto, os usuários no passo a passo. Mesmo para um aprendiz de cozinha, o Guru garante o melhor resultado às receitas. É a inteligência dos dispositivos domésticos alçada a um novo patamar, com a garantia de proporcionar mais eficiência e efetividade a qualquer atividade, além de entregar praticidade aos usuários.

“Muito mais que um equipamento, o Guru será o mais novo parceiro da casa conectada, que vai tornar fácil a criação de uma lista de receitas em constante crescimento, da mais simples à elaborada. A Tramontina sempre foi muito tecnológica da porta pra dentro, em processos fabris. Faltava um produto que entregasse tecnologia da porta pra fora, transformando a vida do consumidor em uma cozinha conectada.”

Riccardo Bianchi, Diretor da marca

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