Mercado europeu e a terceirização de serviços

O mercado europeu possui tendências promissoras, no que se refere à terceirização, por exemplo, Big Data, 5G e Inteligência Artificial, os quais têm servido como gatilhos para várias outras mudanças e inovações. É sabido que a pandemia acelerou esses processos, principalmente, o da transformação digital. As principais oportunidades podem ser encontradas no Big data, no desenvolvimento de aplicativos mobile e nuvem, na Internet das Coisas, na realidade virtual e aumentada e na aprendizagem de máquina ou machine learning, bem como no domínio de tecnologias relacionadas a essas tendências. 

Transformação digital acelerada pela pandemia

Um conceito já bem batido, a transformação digital é, de maneira simplificada, o uso de tecnologia para resolver problemas. Os processos não digitais ou manuais são digitalizados e os processos digitais existentes são aprimorados. As técnicas utilizadas para esses processos estão em constante mudança para acompanhar as novas tendências e as necessidades dos usuários, assim como as novas possibilidades tecnológicas. Muito antes da pandemia, essa transformação digital já era uma prioridade para muitas empresas europeias. No entanto, com a chegada da Covid-19, todo o processo de transformação digital, que vinha se desenvolvendo gradualmente, acelerou abruptamente, fala-se em 5 anos de progresso em apenas 8 semanas. 

Home office x falta de tecnologia de suporte                                                                                                                                    

De repente, o home office virou “lei” e a única maneira de não sucumbir e ser aniquilado pelos efeitos causados pela pandemia. Contudo, nem todas as empresas tinham tecnologia de suporte o suficientemente necessária para bancar todo o seu time no modo remoto de trabalhar. Elas ainda estavam em processos graduais de automação e, da noite para o dia, viram-se obrigadas a mudar, a se reinventar, a se adaptar, o que, de uma certa maneira, acabou obrigando-as a se renderem definitivamente à digitalização e à automatização dos seus processos de trabalho, reduzindo o limiar para a terceirização no futuro. Neste sentido, acredita-se que, a longo prazo, exista uma maior probabilidade de terceirização de suas TIs ou de seus processos de negócios para outros países.

Revolução de Big data

A quantidade de dados, produzidos na Europa todos os dias, cresce continuamente e as empresas e os governos europeus estão cientes dos benefícios oferecidos pelas soluções de Big data. Esses dados, interligados e analisados, criam novos conhecimentos e soluções inovadoras para a economia e à sociedade. Para maximizar os seus benefícios,  os dados devem ser adequadamente coletados, estruturados, armazenados, analisados e visualizados. O Big data tem o potencial de fornecer às empresas oportunidades reais de negócios, por exemplo, em inteligência de negócios, insights de vendas/marketing e gestão da reputação da marca. No entanto, realizar esse processo de maneira eficaz, requer tempo e recursos. 

Falta de mão de obra especializada em Big data

A terceirização ampla ou parcial desse trabalho é uma das saídas que mais se evidencia nestes tempos de transformações, uma vez que permite que as empresas mantenham o foco em seu negócio principal, enquanto recebem novos insights das terceirizadas. Só que para terceirizar, são necessários profissionais capacitados, ou seja, cientistas de Big data, e o que existe é uma escassez dessa mão de obra especializada que faz com que as empresas europeias tenham de terceirizar seus projetos de Big data. Neste contexto, a combinação do aumento da demanda com a escassez de oferta desse tipo de profissional sugere a existência de reais oportunidades para aqueles provedores de serviços que ofereçam serviços relacionados a Big data.

Avaliação do mercado europeu

O mercado europeu de Big data foi avaliado em € 13,6 bilhões em 2019, e a expectativa era um aumento médio anual de 25,7% de 2020 a 2025, valores considerados antes da pandemia. São esperadas mudanças no aumento médio anual previsto, mas o efeito exato da pandemia no mercado ainda não está claro e pode variar entre serviços e setores. No mundo todo, aproximadamente 80% dos dados a serem gerados nos próximos 5 anos, não serão estruturados, o que se traduz em um enorme potencial para as empresas europeias, destacando-se a necessidade de ferramentas analíticas, operadas por profissionais qualificados para extrair informações valiosas, sempre entendendo que a privacidade e a segurança continuarão sendo questões importantes. Dentro deste contexto, o mercado europeu de terceirização também se torna uma realidade palpável, devido à escassez do domínio de competências e de profissionais capacitados nestas áreas, oferecendo excelentes oportunidades de terceirização àquelas empresas que possam suprir e preencher todas essas lacunas. 

Mostrar comentáriosFechar comentários

Deixar um comentário

dezesseis − 13 =