Entender o que compreende o ESG e valorizar essas práticas responsáveis nos investimentos é vantajoso tanto para empresas e investidores como para toda a sociedade. Para as empresas, é uma oportunidade de se adequar ao “novo normal” e buscar sustentabilidade em longo prazo, visto que os padrões ESG não servem apenas para ajudar o planeta, mas também para tornar a empresa mais eficiente e aumentar a resiliência, sobretudo, em momentos de crise. Para os investidores, é a certeza de investimentos assertivos e preponderantes. Para a sociedade, a confiança de consumir com consciência e de fazer a diferença para a construção de um mundo melhor.
Quais os critérios de seleção por parte dos investidores?
Os investidores, que conseguiram compreender a real importância do ESG e entendem a importância de contribuir para um mundo melhor, iniciaram um processo de filtragem para a escolha de empresas nas quais farão os seus investimentos futuros. Estudos apontam que 77% dos investidores passaram a apoiar mais aquelas companhias com foco na sustentabilidade. No topo da lista das preferências, estão empresas que atendem aos seguintes critérios:
- Utilizam energias renováveis;
- Investem em pesquisa para melhorar sua sustentabilidade;
- Compensam a emissão de gases de efeito estufa;
- São transparentes na divulgação das informações;
- Inovam em tecnologia para o desenvolvimento sustentável;
- Respeitam os direitos humanos;
- Combatem a corrupção;
- Promovem o bem-estar de clientes, colaboradores, parceiros e comunidade local;
- Desenvolvem ações de responsabilidade socioambiental.
Como se comportam os consumidores?
O grande desafio é disseminar este conceito do ESG na sociedade, para que as pessoas tenham capacidade critica na análise, por exemplo, da compra de um produto no supermercado e na escolha pelo fabricante que mais respeita essas boas práticas. Contudo, consumidores sabem claramente o significado de ações de sustentabilidade e responsabilidade social e já as consideram como elemento crítico de fidelidade à marca. Existem estudos recentes que evidenciam que uma grande maioria dos clientes consideram a sustentabilidade um critério importante na hora da compra. Existem alguns números relevantes que foram levantados:
- 12% dos consumidores compram somente de empresas comprometidas com o meio ambiente;
- 42% frequentemente compram de empresas comprometidas com o meio ambiente;
- 17% às vezes compram de empresas comprometidas com o meio ambiente;
- 18% escolhem empresas, baseados em critérios de produtos, mas, às vezes, compram de empresas comprometidas como meio ambiente
- 10% escolhem empresas, baseados em critérios de produto, como preço, qualidade, entre outros.
ESG e o mercado varejista
O canal de consumo, seja ele físico seja digital, pode ter uma função forte no elo marca-consumidor para tangibilizar o posicionamento da empresa nos critérios ESG, trazendo evidências claras de como e por que a empresa se importa com esses componentes. São questões essenciais para atrair e reter consumidores fiéis. A lealdade passa a depender, cada vez mais, da crença de que estão trabalhando ou comprando de uma empresa com uma missão que vai além do que apenas gerar lucros e vantagens. Conquistar os consumidores com mentalidade ESG provou ser um diferencial e uma grande vantagem para os varejistas, como claramente mostram os dados:
- 5 a 6 vezes mais crescimento;
- 4 vezes aumento na penetração no mercado doméstico;
- 3 vezes mais lealdade do consumidor;
- 2 vezes mais valor de marca;
- Bilhões em acesso a novos segmentos de mercado.
ESG é o futuro
O caminho é sem volta e quem não começar a pensar nos critérios e princípios ESG pode perder espaço e receita no mercado financeiro. As estatísticas e os dados não metem e só corroboram a certeza de que o ESG pautará, em movimento crescente e por um longo tempo, as decisões de consumo e de investimento. Torna-se evidente, cada vez mais, que a realização de ações de negócio com base nos componentes ESG é fundamental para contribuir com o sucesso competitivo futuro.