A Cultura de Inovação – parte I

O tema é bastante desafiador e gera discussões e opiniões muito importantes. Então, qual o conceito geral de Cultura de Inovação?

Cultura de Inovação é um conjunto de hábitos e valores que promove a criatividade e apoia a geração de ideias, provenientes de todos os setores da empresa, buscando mudar a maneira de fazer negócios, valorizar os colaboradores, otimizar os recursos e melhorar os resultados.

Desafiando o status quo

Inovação é você pensar situações e processos de uma maneira diferente, pensar produto e tecnologia de uma maneira diferente, gestão de pessoas de uma maneira diferente. Quando falamos em uma Cultura de Inovação é quando colocamos, dentro da empresa ou dentro do dia a dia, como pessoa física, uma mentalidade de desafio do status quo, desafiar como tudo funciona, o que não é confortável, pois, como seres humanos, sempre estamos em busca de algo que seja conhecido. Contudo, a inovação é, justamente, a procura pelo desconhecido, pelo ineditismo, o que, dentro de uma empresa se torna extremamente desafiador, uma vez que as organizações são máquinas montadas para criar e produzir eficiência e retorno. A questão é: caso permaneça na sua zona de conforto e não procure inovar, uma empresa, fatalmente, nunca sairá do lugar. Sem ter pessoas, áreas ou uma cultura que foque em mudanças, as organizações, gradativamente, tornam-se obsoletas e tendem a desaparecer com o tempo. Desafiar o status quo é a essência da história de inovação.

Desmistificando o conceito de inovação

A inovação é frequente e equivocadamente associada a grandes Startups, à criação de novas tecnologias, à introdução de novos produtos ou de serviços em uma empresa. Inovar envolve muito mais, é criar novos modelos de negócios, novas maneiras de atender as necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais e novos meios de competir e de cooperar no ambiente empresarial, bem como utilizar novas tecnologias, métodos e ferramentas para gerar caminhos diferentes dos existentes para alcançar um objetivo. Ela também pode estar associada a uma mudança no modo de fazer negócios, o que está diretamente relacionado à cultura de uma organização. Para que a inovação em uma empresa seja bem-sucedida, é necessário que ela conte com o apoio das lideranças, das equipes e dos parceiros.

Outrossim, inovar é uma capacidade nossa de resolver problemas de modo simples e com criatividade. Quando a inovação vem para resolver necessidades, para resolver expectativas, ela vem de uma maneira efetiva e eficaz também. Para falar de inovação é preciso quebrar esse gelo, esse medo de pensar que é absolutamente necessário ter aquela ideia superbrilhante. Devemos trazer algo de ser humano e tentarmos resolver o problema de uma maneira criativa.

Combatendo os “incrédulos”

Certamente que o grande pulo do gato, para que a inovação se transforme em um diferencial competitivo, efetivo, eficaz e sustentável, é agregar a cultura da organização a esse processo de transformação. Em uma empresa, a cultura está diretamente relacionada aos comportamentos, valores, crenças e hábitos que ela adota com o objetivo de otimizar a criatividade dos seus funcionários, o que resulta em processos de criação inovadores e sustentáveis, novos produtos, resoluções e até métodos de planejamento.

É necessário entender que não existe um curso de Cultura e Inovação pronto, é só fazer e tudo certo. Se tivéssemos um curso assim, teríamos mais empresas inovadoras. A Cultura de Inovação é você combater aqueles incrédulos. Inovação é um vírus dentro da organização e você tem vários anticorpos que ficam por um tempo. O anticorpo do jurídico, o anticorpo do risco e do compliance, ou seja, estar em conformidade com normas, leis, regulamentos, políticas e diretrizes estabelecidas. Os Programas de Compliance minimizam riscos, cumprem e fazem cumprir regramentos e detectam qualquer desvio ou inconformidade.

Neste ponto, a Cultura da Inovação vem como a grande cura e entra nessas áreas para facilitar, dar velocidade ao processo. É preciso ter em mente que o que é inovador hoje, daqui a duas semanas não será mais, tudo está muito perecível, a data de validade está menor. A Cultura da Inovação é colocar “este incômodo” dentro de uma organização.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

dezoito + 2 =