Como a mídia paga pode auxiliar a promover o seu negócio

Por Bruna Hesse, Head of Media da Digital Business

Ter sua marca presente nos meios digitais se tornou essencial nos dias de hoje, além de ser uma ótima oportunidade para gerar novos negócios, despertar o interesse do público e fidelizar seus clientes. Por isso é preciso entender qual é a estratégia de marketing ideal para a sua empresa e os tipos de mídia que serão utilizadas.

De nada adianta desenvolver conteúdo relevante e ter promoções bombásticas, se você não conseguir atingir o seu público-alvo no momento certo. E quando falamos de marketing digital, investir em mídia paga e mídia orgânica pode ser uma excelente estratégia. 

O que é mídia paga e mídia orgânica?

Podemos entender que mídia paga é tudo aquilo que se paga por clique, visualizações, interações entre outras formas. Como Google Ads (antes conhecido como Google Adwords), mídia programática, Facebook Ads, dentre outros, também chamados de “links patrocinados”.

Já a mídia orgânica, é aquela que não depende de investimento direto, como resultados orgânicos nos mecanismos de busca, curadoria de conteúdo em blogs ou redes sociais, estratégias que envolvam marketing de conteúdo, etc. Trata-se de um trabalho contínuo e que traz resultados a longo prazo.

Se você deseja já atingir seus objetivos a um curto prazo, é indicado utilizar a mídia paga. Ela consiste em anunciar, utilizando investimento financeiro direto, conteúdos, produtos ou serviços através de plataformas em que o público está presente e, de alguma forma, consumindo informação.

Mas vale ressaltar que, para atingir os melhores resultados, valerá a pena adotar uma estratégia digital que utiliza essas duas mídias de forma conjunta.

Quais são os benefícios da mídia paga para o meu negócio?

  • Com ela o alcance do seu negócio será potencializado, mais pessoas passarão a conhecer e reconhecer a sua marca, e consequentemente o tráfego do seu site aumentará, bem como suas vendas. 
  • Através da definição de metas e objetivos, é possível definir a melhor estratégia e campanhas para alcançar os resultados de forma rápida e altamente mensurável. 
  • Nessa estratégia também podemos segmentar públicos e focar neles. Como por exemplo, aquele usuário que ainda não é seu cliente, mas que poderá se tornar um, com base em seu comportamento nas plataformas e mecanismos de busca.

Como funciona a mídia paga?

Há diferentes maneiras de anunciar através da mídia paga, e os resultados variam de acordo com o investimento e objetivos. Quanto mais você investir, maior será o alcance, mas isso não significa que você terá que comprometer uma alta quantia do seu orçamento para iniciar, pois é possível começar com valores mais baixos e, ainda assim, obter resultados positivos. 

Dentro da mídia paga existem diferentes ferramentas e locais para anunciar a sua empresa e encontrar o seu público.

É possível colocar o site da sua empresa entre as primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google, fazendo com que ele seja facilmente encontrado e clicado pelo público enquanto este busca pelo seu produto ou negócio. Nesse processo, é necessário escolher as palavras-chave mais adequadas para o seu negócio, otimizar o conteúdo que será anunciado e realizar um investimento a partir do seu objetivo. O Google Ads é a principal ferramenta para este tipo de estratégia. 

Segmentação de público

Você pode conseguir maior alcance nas postagens das suas redes sociais, por meio da segmentação de público e criação de campanhas específicas. Para isso, você vai precisar definir o perfil de usuário que pretende atingir (idade, gênero, região, interesses, etc.) considerando que o que o usuário busca e curte nas mídias sociais pode dizer mais sobre que tipo de consumidor que ele é.

Com a segmentação de público, você consegue aumentar e direcionar o alcance do seu conteúdo, promovendo mais engajamento com sua marca. O Facebook Ads, por onde você anuncia tanto no Facebook quanto no Instagram é a principal ferramenta para desenvolver essa estratégia.

Os usuários também podem ser encontrados em portais, que oferecem espaços para divulgação, enquanto eles navegam por eles. Ou seja, enquanto o seu público estiver lendo alguma matéria em uma plataforma de notícias, ou navegando em algum site, seu anúncio aparece em um espaço determinado para isto, chamando assim atenção dele para o seu negócio e tornando sua marca conhecida. Para este tipo de anúncios é possível utilizar o Google Ads, ferramentas de Mídia Programática ou até mesmo o contato direto com o site.

Saiba aproveitar a mídia paga

Com a mídia paga sua empresa pode conquistar o reconhecimento e a preferência dos consumidores, o que resulta em aumento de vendas. Basta que você saiba quais seus objetivos, qual público quer atingir e quanto está disposto a investir para alcançar esses objetivos e obter os resultados desejados.

Seus futuros clientes estão a sua espera e o que você está fazendo para encontrá-los? A Digital Business é uma certificada pelo Google e pode ajudar a sua empresa a estabelecer as melhores estratégias de mídia para os seus objetivos. Conte conosco! 

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