OS 8 Ps DO MARKETING DIGITAL

Por Rafaele Silva – Analista de Marketing Digital e Conteúdo da Digital Business

Quem trabalha com marketing já está careca de saber a importância dos 4Ps, aqueles lá do Kotler. Mas, com o advento “internet”, outras questões além de Preço, Promoção, Produto e Praça precisaram ser levadas em conta para garantir a definição de um plano de marketing digital eficaz.

Com vocês, os 8Ps do Marketing Digital: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Criados pelo especialista em Marketing Digital Conrado Adolpho (@conradoadolpho), os itens ensinam a coletar dados, planejar uma estratégia de divulgação e tornar a empresa relevante na internet.

Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles?

Pesquisa

A Pesquisa é responsável pelo estudo do perfil do consumidor e seu comportamento na internet. Entender as motivações, tendências e comportamentos é fundamental para conhecer e definir seu público-alvo e orientar as ações de marketing digital.

Uma das maiores mudanças trazidas pela internet foi a facilidade com que podemos realizar essas pesquisas. Então, aproveite! Se você tiver uma lista de e-mails, use a ferramenta de pesquisa gratuita do Google, o Google Forms. Uma dica para você ter mais engajamento nas respostas, é fazer pequenas premiações, oferecendo conteúdos ou descontos para quem responder.Além disso, sempre vale dar uma olhadinho do Google Trends.

Planejamento

Agora que você já tem os dados e estatísticas do perfil do seu consumidor, é hora de planejar.

O que será publicado? Para quem? Quando será enviado? Que dia, que horário? Em quais redes (Facebook, Instagram, Linkedin, Blog,…)? Terá posts patrocinados?

O marketing digital exige muito planejamento. Comece tendo um objetivo bem claro.

Mas não esqueça! A comunicação na internet é dinâmica. Ao longo da jornada, esteja preparado para adaptar suas campanhas, sua comunicação, de acordo com o que gera mais engajamento.

Produção

Aqui não falamos de produção de produtos, mas da própria estratégia, de tornar o planejamento algo tangível, de sair do papel e colocar em prática. Aqui falamos dos canais e das ferramentas do marketing digital que tornarão o que foi planejado possível: sites, blogs, redes sociais, automação, SEO, Google Ads, Facebook Ads.

Não deixe de pesquisar todas as opções e escolher as que mais se encaixam aos objetivos da campanha.

Publicação

Esse é o momento de ativação do seu projeto, a fase das publicações. E ao pensar na publicação, foque no marketing de conteúdo, que traz resultados consideráveis de geração de leads. Produza conteúdos que interessem ao seu público/persona. Isso irá aproximá-lo da marca.

E ao produzi-lo, não esqueça das práticas de SEO para melhorar o ranqueamento, e de seguir a ideia do funil de vendas.

Promoção

O quinto P do Marketing Digital não fala de Promoção no sentido de baixar preços, mas sim, de promover a marca. Para isso, investir em mídia patrocinada pode gerar bons resultados para as suas publicações. Na sua estratégia, considere o Google Ads, Facebook Ads e Linkedin Ads. Promova sua marca sempre que puder, e não esqueça que para criar um relacionamento duradouro e saudável com seus clientes, é mais interessante promover o conteúdo que produtos e serviços. Ou seja, primeiro atraia-o pelo que você diz e depois pelo que você vende.

Propagação

No P da Propagação, é hora de viralizar suas campanhas. Já ouviu falar que o melhor marketing é o boca a boca, não é? Pois aqui a diferença é que esse boca a boca se tornou virtual.

Aproveite e incentive a sua persona a propagar as suas campanhas. As redes sociais oferecem inúmeras possibilidades para isso. Analise o conteúdo que você pode gerar e escolha as redes que mais se encaixam a ele. Importe-se com a experiência que seu cliente terá, desde o atendimento até o pós-venda.

Personalização

Nada torna um cliente mais próximo de uma marca do que a personalização. E personalização traz a fidelização. Como? O público começa a se identificar e se reconhecer com o conteúdo e passa a ver a marca com familiaridade e confiança. Isso ajuda a aumentar a interação e engajamento da sua marca na web, como nas redes sociais, blogs e sites, fazendo com que ela cresça e seja beneficiada pelos algoritmos dos buscadores e das próprias redes.

Precisão

No Marketing Digital, uma das maiores vantagens é a possibilidade de mensurar o resultado de cada ação. Por isso, o P da Precisão avalia os resultados das estratégias realizadas. Para isso, usam-se KPIs (que em português significa indicadores-chave de performance). São métricas que avaliam o sucesso ou fracasso de determinada ação. Alguns dos KPIs mais usados para avaliar a performance de campanhas são o ROI (retorno sobre investimento), o custo por lead, o tíquete médio e taxas de conversão.

É possível analisar o perfil de quem interage com você, quantas pessoas abriram e/ou clicaram em um e-mail marketing, qual o conteúdo mais acessado do seu site, etc.

Atualizando os 8Ps na construção das suas ações, você melhorará a performance das suas campanhas, transformando seu conteúdo em algo mais preciso e sua estratégia mais assertiva!

Por Rosani Sartori Müller da Silva

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

5 × dois =